1 de setembro de 2009

RAIÇ é o novo CD de Roberto Leal

Com edição prevista para o próximo dia 10 RAIÇ | RAÍZ é um disco de música tradicional portuguesa.

Após uma intensiva busca na escolha de repertório, Roberto Leal gravou um lote de 13 temas onde se encontram alguns cantados em dialecto mirandês.

RAIÇ | RAÍZ é um disco coeso e diversificado, um encontro bem sucedido do artista com as suas raízes transmontanas, que merece uma audição atenta.

Roberto Leal nasceu em Vale da Porca, Trás os Montes, ams aos onze anos de idade, em 1962, emigrou para o Brasil, juntamente com os pais e dez irmãos.

Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou sua carreira de cantor de fados e músicas românticas.
Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.

Ficou célebre o seu refrão "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha.
Vendeu milhares de discos, fazia sucesso nos programas de auditório e por muitos, era considerado muito simpático.

Roberto Leal é frequentemente citado pela imprensa e por pesquisas como o mais conhecido português no Brasil, acima de nomes como Mário Soares, José Saramago, Fernando Pessoa e possivelmente até mesmo Pedro Álvares Cabral. Com seu jeito educado e carismático, leva mensagens de fé a milhões de pessoas em todos os países de língua portuguesa e também tem espectáculos em paises onde existam emigrantes portugueses.

Costuma gravar músicas com mistura de ritmos lusos e brasileiros, tornando-se um cantor popular para uns e criticado por outros.

Já gravou Cds com ritmo de forró, românticas e quase todo o seu repertório é composto com temas da sua autoria, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia, companheira e mãe de seus 3 filhos brasileiros.

Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra, que contém algumas músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal.

Já vendeu mais de dezessete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas.
Chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteira.

fonte ~ hardmusica

Sem comentários: