9 de setembro de 2009

Raiç: novo disco de Roberto Leal

Depois de ter editado em 2007 o álbum “Canto da Terra” onde aprofunda as suas raízes mirandesas, Roberto Leal volta a editar um disco voltando a ter como pano de fundo Trás-os-Montes e mais algumas músicas de raiz popular com arranjos de requintado bom gosto.

Apesar de em “Raiç | Raiz” não contar desta vez com a prestação dos Galandum Galundaina, Ricardo Dias (Brigada Victor Jara, Cristina Branco) volta a estar à frente da direcção artística e produção musical. A Roberto e Ricardo junta-se uma constelação de estrelas da música popular portuguesa: Amadeu Magalhães, Manuel Rocha, Quiné, Rui Júnior, Tocá Rufar, António Pinto, Didi e parte dos Roncos do Diabo. Em “Raiç | Raiz” voltamos a escutar Roberto Leal a cantar em língua mirandesa algumas modas como “Cirigoça”, “La Lhoba Parda”, “Tiengo Giriboilas”, “Redondo”, “Tengo Giriboilas”, além de versões de “Que Amor Não Me Engana” e “Moda do Entrudo” que José Afonso escreveu (a primeira) e popularizou (a segunda).

“Raiç | Raíz” é editado amanhã, dia 10 de Setembro. Hoje, é possível ouvir o repertório dos dois últimos discos de Roberto Leal ao vivo no Cabaret Maxime, em Lisboa, a partir das 22h.

Sem comentários: