2 de janeiro de 2008

Toques do Caramulo | Toques do Caramulo: é ao vivo!

Toques do Caramulo
Toques do Caramulo: é ao vivo!
d'Orfeu, 2007

Pairam no ar os ecos da Serra do Caramulo, sob a direcção musical do grupo Toques do Caramulo, um dos frutos criativos da associação que mais tem revolucionado o panorama cultural em Portugal.
Partindo da cidade de Águeda, a d’Orfeu conseguiu ultrapassar a apatia institucional e impulsionou uma forte produção cultural, que se reflecte em múltiplos e diversos espectáculos de música, teatro e cinema, procurando sempre a descentralização geográfica.
Um dos projectos deste centro cultural foi a recolha de modinhas tradicionais do sopé ocidental da Serra do Caramulo (concelho de Águeda), plasmadas e perpetuadas no disco “Toques do Caramulo: é ao vivo!”, que, tal como o título faz suspeitar, resulta da gravação do concerto em directo, e do qual podemos desfrutar da interacção entre o grupo e o público, participante entusiasta, e de todo o ambiente de festa, provocado pela fusão da tradição musical com a reinterpretação mais livre e actual de velhas melodias, quase perdidas no imaginário popular. Efectivamente, graças a Francisco Silva, o responsável por esta recuperação patrimonial, podemos assistir à reconstrução duma parte fragilizada da cultura popular, alertando-nos, ao mesmo tempo, para o vasto trabalho que ainda há que desenvolver no resto do país.
Toques do Caramulo tem a virtude e a capacidade de revitalizar parte desse património, e não o fazem de ânimo leve. Pelo contrário, são persistentes no seu labor de divulgação e reanimação da música popular, apresentando espectáculos plenos de energia e festa, onde somos voluntariamente obrigados a participar.
Sara Louraço Vidal
Alinhamento
  1. São João de Vila Verde
  2. Chapéu ao lado
  3. Ó pedras desta calçada
  4. Dobadoira
  5. Debaixo da Oliveira
  6. Ó ti ó tiri titi
  7. Dália, ó linda Idália
  8. A amostra do pano
  9. Real Caninha
  10. Verde Gaio da Guistolinha
  11. Ai que riso
  12. Tau, tau, tau
  13. Atiraste, atirei
Gravado ao vivo no Espaço d'Orfeu, Águeda, na noite de 21 de Outubro de 2006.
Direcção técnica: Rui Oliveira
Misturas: Rui Oliveira e Luís Fernandes | Gravad'or, Águeda, Nov 2006 a Mar 2007
Masterização: João Neves e Rui Oliveira | Espaço dos sons, Aveiro, Mar 2007
Assistência técnica gravação: Paulo Brites, Ricardo Relvas, Bitocas e Jorge Sousa


Sem comentários: