19 de janeiro de 2008

Roteiro do OuTonalidades 2008 vai expandir-se também à Galiza!

O circuito português de música ao vivo “OuTonalidades”, que vai para a sua 12ª edição, verá o seu roteiro amplamente alargado em 2008, muito para além dos 8 distritos em que já se realizou na última edição, expandindo-se agora também para a Galiza, graças a um convénio que garante canal directo para grupos portugueses na Galiza assim como grupos galegos no circuito português.

Depois de ter chegado a 8 distritos na última edição, o OuTonalidades vai estender a sua implantação em 2008 a quase toda geografia nacional, literalmente de norte a sul. Além disso, para esta 12ª edição, o OuTonalidades acaba de estabelecer um convénio com o Instituto Galego de Artes Escénicas e Musicais (IGAEM) que garante o inédito alargamento do circuito também à Galiza. Haverá lugar à participação de vários grupos portugueses do OuTonalidades na Galiza, bem como à presença no circuito português de grupos da Rede Galega de Música ao Vivo.

À 12ª edição, o OuTonalidades reforça a sua rede de parcerias, num circuito que dá palco à música ao vivo nas noites de Outono. Na linha das últimas edições, é lançado um desafio de adesão a espaços com vocação cultural e hábitos de programação, como cafés-concerto, bares associativos ou de teatros e outros em que a música seja definitivamente mais importante que os copos mas não viva sem eles. A festa e a informalidade são marcas distintivas das ecléticas programações do OuTonalidades.

Aos grupos é feito o convite para integrar um circuito cada vez mais alargado, o que significa, por isso, mais oportunidades. O OuTonalidades promove, em cada nova edição, a circulação e visibilidade de muitos grupos numa grande rede, com uma divulgação cruzada que se estende a todo o circuito, no qual é cada vez mais certo encontrar projectos artísticos de qualidade. Com este formato ganham, invariavelmente, os artistas, os espaços e os públicos.

Há acrescidos atractivos para os grupos e para os espaços aderentes à 12ª edição do OuTonalidades. Ano após ano, o conceito renova-se e dá novas Tonalidades ao OuTono! O OuTonalidades®, tal como toda a actividade da d’Orfeu, tem o estatuto de Superior Interesse Cultural reconhecido pelo Ministério da Cultura. O OuTonalidades é, desde sempre, um evento produzido pela d’Orfeu Associação Cultural, estando-lhe directamente afectas as parcerias da Câmara Municipal de Águeda, do Ministério da Cultura e da Direcção-Geral das Artes, entre um largo conjunto de outros Municípios, organismos e associações que, a cada edição, engrossam o contingente de parcerias em que assenta este circuito.

GRUPOS NACIONAIS JÁ PODEM PROPOR-SE PARA INTEGRAR O CIRCUITO

Está oficialmente aberto o períodos de inscrições para os grupos que pretendam integrar a bolsa de espectáculos do OuTonalidades 2008. Na última edição, foram mais de 80 as propostas recebidas, das quais resultou uma programação com 26 grupos. Também os espaços podem desde já manifestar o seu interesse em acolher noites do 12º OuTonalidades, alargando a rede que já ia em 8 distritos na última edição.

Toda a informação sobre o processo de selecção de grupos ou sobre a adesão de espaços está disponível em www.dorfeu.com, o sítio internet da d’Orfeu Associação Cultural.

Sem comentários: