27 de janeiro de 2008

Gil do Carmo faz primeira abordagem ao fado em novo disco

O cantor, letrista e compositor Gil do Carmo edita na próxima semana o seu segundo álbum, "Sisal", onde faz uma abordagem ao fado, após nove anos de ausência dos estúdios.

"Depois do meu primeiro álbum tive necessidade de parar, até porque embarquei noutra aventura que é o meu bar, o Speakeasy, e não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo", disse o cantor à Lusa.

No álbum, editado pela Farol, com Gil do Carmo estão, entre outros, Bernardo Sassetti, Pedro Jóia, Sara Tavares, Bernardo Couto, Viky, Sinfonieta de Lisboa e o coro alentejano Os Almocreves.

"Foram escolhas que fui fazendo conforme via o que fazia sentido, no caso do Bernardo Sassetti somos amigos e há muito que queríamos fazer algo juntos", afirmou.

Por outro lado, filho e neto de fadistas, Gil do Carmo faz neste álbum a sua primeira abordagem ao género, designadamente nos temas "Madres de Goa" de sua autoria com Fernando Araújo, e "Carta quente", da mesma parceria.

"'Madres de Goa' é uma homenagem ao bairro onde vivo, enquanto 'Carta quente' é uma carta do fado à sua mulher que para mim é a morna", explicou o cantor.

"O fado faz parte de mim, está nas minhas raízes e influencia-me", declarou o artista à Lusa.

Gil do Carmo é o autor da maioria das letras dos 12 temas que constituem o álbum, e faz parceria com Fernando Araújo nas músicas.

"O Fernando Araújo entende-me bem, sabe o que quero, tem a capacidade técnica", explicou.

Outros autores escolhidos são Manuel Rui e Diogo Clemente no tema "Quem me dera ser o fado" e Sassetti em "A roda da Rosa" e "Sisal".

Definindo o álbum que deverá ser apresentado ao vivo em Fevereiro no Speackeasy, em Lisboa, Gil do Carmo afirmou que "'Sisal' é espontâneo e orgânico, vem da terra, um álbum português com maiúscula, da portugalidade, e logo reflecte os cruzamentos musicais que tivemos".

Gil do Carmo estreou-se discograficamente em 1997 com "Mil histórias", editando no ano seguinte "Nus teus olhos" onde contou com a colaboração de Tito Paris, Júlio Pereira e Laurent Filipe.
fonte ~ açoriano oriental

na maré de ti

Sem comentários: