14 de janeiro de 2008

"Fado da Saudade" nomeado nos prémios Goya

FADO DA SAUDADE
Carlos do Carmo no filme FADOS, de Carlos Saura

Tema candidato ao prémio GOYA
Prémio de excelência do Cinema Espanhol


O tema "Fado da Saudade", incluído na banda sonora do filme Fados, de Carlos Saura, está nomeado para o prémio GOYA na categoria de melhor canção original. Com autoria de Fernando Pinto do Amaral, é interpretado de forma sublime por Carlos do Carmo, acompanhado pelos músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Marino de Freitas (baixo).
O filme reflecte a visão do realizador espanhol sobre o Fado, contando com interpretações do próprio Carlos do Carmo e de tantos outros artistas como Mariza, Camané, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lura ou Lila Downs. Foi visto em Portugal, em 2007, por cerca de 28.000 espectadores e esteve 44 dias em cartaz.
A gala da XXII edição dos prémios de cinema espanhóis realiza-se dia 3 de Fevereiro em Madrid. Concorrem todos os filmes estreados em Espanha entre 1 de Dezembro de 2006 e 30 de Novembro do ano passado.
O "Fado da Saudade" pode ser ouvido no último trabalho de Carlos do Carmo, "À Noite", recentemente editado, e no disco da banda sonora do filme, ambos à venda no circuito comercial habitual.

Sem comentários: