20 de janeiro de 2008

Novo álbum da "Ronda" ao fim de cinco anos

O novo álbum da Ronda dos Quatro Caminhos, "Sulitânia", surge no caminho que o grupo trilha desde 2000, "na procura de uma escrita, ou roupagem musical, mais clássica", disse José Oliveira, um dos músicos.
O grupo não editava desde 2003, tendo recebido, há dois anos, o Prémio Amália Rodrigues Música Étnica.
O álbum insere-se num projecto que envolveu as autarquias de Évora, Mértola e Idanha-a-Nova e inclui a participação de agentes culturais daqueles municípios, designadamente das Adufeiras de Monsanto, do Coral Guadiana de Mértola e do coro polifónico Eborae Musica.
O repertório do álbum é constituído por canções tradicionais da Beira Baixa e Baixo Alentejo, tendo o grupo recuperado temas que gravou em anteriores trabalhos, nomeadamente "Cravo roxo".
Este tema, tradicional da Beira Baixa, foi gravado em 1984, no primeiro álbum do grupo. Nesta nova gravação, é um tema "assumidamente colectivo, sendo cantado por todos que participam no CD e daí ser o último do alinhamento", explicou José Oliveira.
O grupo projecta apresentar o CD em vários palcos nacionais e num espectáculo com todos os participantes, dia 3 de Maio, na Aula Magna, em Lisboa. José Oliveira afirmou que o álbum "é de temas rurais, mas tratados já com uma perspectiva urbana", na medida em que nenhum dos elementos da Ronda vive em meio rural.
fonte ~ jornal de notícias

sulitânia > spot televisivo


chula de paus

4 comentários:

Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oliveira disse...

Cara Sara,
Antes de mais, obrigado por este blog. Fazem falta espaços assim. Obrigado também pela referência ao trabalho da Ronda. Pena que o diabo da notícia (que o JN reproduz da Lusa), para além de mal construída, esteja pejada de erros, para lá do que é compreensível. Por exemplo, onde se lê José Oliveira, deve ler-se João Oliveira; e onde se diz que o grupo não edita desde 2003, deveria ler-se 2005. E na versão original era bem pior. Enfim, acreditemos que errar é humano (eu que o diga, que apaguei os dois comentários anteriores por estarem carregados de gralhas). Mais importante que isso, no entanto, é deixar-te também os parabéns pelo trabalho com os Luar na Lubre. Espero que nos possamos cruzar um destes dias.
Cumprimentos
João Oliveira
(que até tem um irmão chamado José)
Ronda dos Quatro Caminhos.

Sons Vadios disse...

João,
Obrigada pela simpatia e desculpa o lapso, porque, de facto, só me apercebi das gralhas depois de ter publicado a notícia, e ainda não tive tempo para corrigi-lo.
Felicidades pela vossa trajectória musical, que eu acompanho há já alguns anos e é um verdadeiro e admirável exemplo, nesta andaina da música portuguesa :)
Boas músicas!