8 de dezembro de 2007

Janita Salomé | Vinho dos Amantes


Janita Salomé
Vinho dos Amantes

Som Livre, 2007

Dizem que o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor. A música de Janita Salomé parece entrar no mesmo sistema de amadurecimento, apresentando-nos este ano o seu mais recente trabalho "Vinho dos amantes", sonoramente coerente e bem estruturado. Nele somos convidados a sermos partícipes dum banquete etílico de melodias rurais e urbanas, que tanto nos situam no sossego alentejano do Redondo, vila natal do músico e compositor, como recordam a aridez do norte de África ou geografia urbana de Coimbra.

De feito, as referências ao vinho e aos seus efeitos são o eixo central deste disco, que se assume como uma ode à vida, de preferência embriagada pela poesia, virtude e amor, transformando cada segundo e sentido numa intensidade plena de emoções, que o vinho agudiza como unha hipérbole natural.

E é também de poesia que este disco é feito, reunindo palavras delicadas e sarcásticas em torno do "néctar dos deuses", escritas por poetas sempre actuais: Camilo Pessanha, Hélia Correia, José Jorge Letria, Charles Baudelaire e António Aleixo, entre outros.

Por outro lado, este disco é um explorar de novas sonoridades, o humor e a melancolia portugueses, mas sem perder a musicalidade que mais e melhor o define, ou seja, o jeito próprio de cantar do Alentejo e as evocações arábico-andaluzes. Aliás, é de referir que Janita Salomé vem desenvolvendo um importante labor de recolha da tradição musical alentejana, plasmada na sua vasta carreira musical, desde Melro (1980), passando por Cantar ao sol (1983), Lavrar em teu peito (1985), Olho de fogo (1987), A cantar à lua (1991), Raiano (1994), Vozes do sul (2000) e Tão pouco e tanto (2003), tendo colaborado com destacáveis músicos portugueses, tais como Zeca Afonso, Júlio Pereira, José Mário Branco e Brigada Victor Jara, entre outros, aclamado pela crítica e ganhador de vários prémios.

Venha vinho diz o dito popular, e venham mais discos do Janita!

Sara Louraço Vidal, 2007
Alinhamento
  1. Maçãs de Zagora
  2. A Estrela do Vinho
  3. Escadinhas do Alto
  4. Embriagai-vos
  5. O Vinho dos Amantes
  6. Fragmentos
  7. No Banquete
  8. Ode ao Vinho
  9. Quadras
  10. O Mapa Errante
  11. Caminho III
Produção musical: Janita Salomé e Mário Delgado
Produção executiva: Janita Salomé e Vachier&Associados
Gravado, misturado e masterizado por Artur David no Estúdio Praça das Flores entre Maio e Agosto de 2006.
maçãs de zagora
vinho dos amantes, 2007

Sem comentários: