4 de maio de 2010

Prémios Amália Rodrigues 2009

As fadistas Ada de Castro e Joana Costa, o pianista Bernardo Sassetti e a maestrina Joana Carneiro foram distinguidos na quinta edição dos Prémios Amália Rodrigues, cuja cerimónia decorrerá em Outubro em Lisboa, foi ontem anunciado.
Ada de Castro, de 72 anos, recebe o Prémio Carreira pelos 50 anos de vida artística dedicados ao fado, tendo contribuído para a sua aproximação às marchas populares.
O Prémio Revelação 2010 foi atribuído à fadista Joana Costa, que editou no final de 2008 o álbum de estreia, Recado. De acordo com o júri desta quinta edição, Joana Costa foi eleita por unanimidade a Artista Revelação por interpretar o fado tradicional com "segurança, clareza, compasso e entrega".
A celebrar dez anos de carreira, Kátia Guerreiro recebe o prémio de Melhor Fadista.
Já Ana Sofia Varela, que tinha sido distinguida em 2006 com prémio de Melhor Fadista, recebe agora o prémio de Melhor Álbum com Fados de Amor e Pecado.
Nesta quinta edição, a organização procurou alargar o universo dos artistas distinguidos para lá do fado, numa homenagem à carreira de Amália Rodrigues, que ultrapassou as fronteiras deste género. Assim, foi criado o Prémio Música Popular, que distingue o pianista e compositor Bernardo Sassetti "pela carreira exemplar", por ter conquistado novos públicos e por ter integrado o jazz no universo nacional. Em 2010 recupera-se ainda o Prémio Música Erudita e que este ano é entregue à maestrina Joana Carneiro.
Na área do Ensaio e Divulgação, o prémio é atribuído a Jean-François Chougnet, director artístico do Museu Berardo, pelo "magnífico catálogo da exposição Amália, Coração Independente, que apresenta novas perspectivas sobre a carreira da maior artista portuguesa", justifica o júri.
Custódio Castelo foi eleito o melhor instrumentista e Manuela de Freitas, que já escreveu para Carlos do Carmo e Camané, recebe o prémio Letrista/Compositor.
fonte ~ dn

Sem comentários: