19 de maio de 2010

"Cancionário" de Ricardo Parreira

“Cancionário” é o novo trabalho discográfico e espectáculo do guitarrista Ricardo Parreira.

Depois do seu disco de estreia “Nas Veias de uma Guitarra – Tributo a Fernando Alvim”, considerado pela crítica e comentadores como um dos mais importantes documentos sobre os grandes compositores da história da guitarra portuguesa dos últimos anos, Ricardo Parreira prossegue agora numa nova viagem: um trabalho com base no fado, ainda que mais dedicado à música tradicional e popular portuguesa.

Este novo disco, que será também um novo espectáculo, tem vozes convidadas, baixo e percussões. Tem ritmo, balanço e diversidade, numa viagem sem sacrifícios pela história da nossa alma: “É preciso ter vontade de dançar mesmo que não seja o caso…”

Os temas são, na sua grande maioria, originais: alguns compostos pelo jovem músico e outros por alguns dos compositores da nova geração como Yami, Marco Oliveira e Hélder Moutinho. Da recolha feita do repertório da música popular e tradicional portuguesa destacam-se “Mi Maruxa”, “Gondarem”, “Danças Portuguesas nº 2”, “Altos Altentes”, entre outros grandes temas imortalizados por grandes intérpretes como José Afonso, Carlos Paredes ou Amália Rodrigues, esta última num repertório mais popular.

Embora se trate de um disco acima de tudo dedicado à guitarra portuguesa, desta vez Ricardo Parreira convida as vozes de Micaela Vaz, Vânia Conde e Marco Oliveira para alguns dos temas e conta com Yami e Joaquim Teles nos coros.

Este desafio, que partiu de um espectáculo inserido no âmbito do Festival “Casa Portuguesa”, promovido e realizado pela Casa da Música, em Julho de 2009, na Sala Suggia (Grande Auditório), começou a ser gravado em Agosto passado, entre as várias viagens que o músico teve de fazer pelo mundo fora, e está agora pronto para sair para a rua. Assim como o espectáculo que será apresentado, em primeira mão, no dia 20 de Maio no Cineteatro São Jorge, em Lisboa.

No início de Junho, Ricardo Parreira parte para os Estados Unidos para um dos mais importantes eventos culturais daquele país, o “Ibero American Guitar Festival”, um festival em Homenagem a ao compositor mexicano Manuel M. Ponce, onde participam grandes instrumentistas como Carlos Barbosa-Lima, Margarita Escarpa, José Mendoza (Aymara/Quechua), e Carlos Moscardini, entre outros.

Depois apresenta-se na Praça de Armas do Castelo de São Jorge no Festival “Festa do Fado” onde acrescenta convidados à sua banda. Desta vez três dos mais emblemáticos intérpretes da Canção de Coimbra, duas testemunhas, Fernando Machado Soares e Luís Góis, e um cantor da nova geração, António Ataíde.

1 comentário:

urso disse...

Há quanto tempo ando a tentar convencer um guitarrista a trabalhar a música popular tradicional e agora esta surpresa. Estou mortinho para ouvir o resultado, pode ser que finalmente o meu desejo auditivo tenha descanso. Apesar de não ter ouvido nada esta moço está desde já de parabéns.