25 de maio de 2010

Há Fado na Mouraria

"O concurso visa dinamizar e revitalizar o bairro da Mouraria através do fado", disse à Lusa Ester Margarida, da associação Renovar a Mouraria, uma das organizadoras do concurso.
"Curiosamente, o bairro onde morreu Maria Severa não tem actualmente uma casa de fados", referiu a responsável.
O concurso "Há fado na Mouraria" está aberto a residentes em todo o país, com mais de 16 anos e decorrerá em três etapas: pré-selecção; três eliminatórias e uma final.
Cada fadista terá de apresentar três fados a concurso um dos quais obrigatoriamente com letra inédita.
O estudioso de fado José Manuel Osório é o consultor do concurso e presidirá a todos os júris das diferentes fases. Cada júri, "ainda não definido", será composto por cinco pessoas, disse Ester Margarida.
Da primeira selecção, em Outubro, sairão 30 concorrentes que se dividirão por três eliminatórias, das quais chegarão 12 candidatos à final (os quatro primeiros classificados de cada eliminatória).
Os vencedores receberão o Prémio Maria Severa e ainda um cheque no valor de mil euros para o 1.º classificado, 500 para o segundo e 250 para o terceiro.
O troféu é da autoria do designer Nuno Saraiva e é hoje apresentado no Museu do Fado.
Ester Margarida afirmou que as inscrições abrem no dia 13 de Junho, no arraial que a associação organiza na Mouraria, e encerram a 30 de Setembro, mas não adiantou outros pormenores "pois o processo está ainda no início".
A responsável referiu que "não é de descurar a possibilidade de se realizar alguma das fases no Teatro Taborda" localizado na Costa do Castelo, no topo da Mouraria.
fonte ~ hardmusica

Sem comentários: