16 de maio de 2009

Pé na Terra

Pé na Terra
Pé na Terra
Açor, 2008

Sendo Portugal país berço duma vasta e rica tradição cultural e musical, é com tristeza que assistimos à sua desvalorização e indiferença por parte das entidades institucionais e governativas, talvez por um trauma histórico relativamente ao folclorismo salazarista. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Por isso, é sempre de salutar os novos alentos que vão surgindo no panorama folk português, como é o caso do grupo portuense Pé na Terra, reivindicadores duma tradição renovada e actualizada.

Com uma edição que prima pela originalidade, sobriedade e elegância (e que nada tem a invejar a outros artistas mais consagrados), este primeiro disco homónimo destaca-se pelo trabalho de composição própria de praticamente todos os temas, com a excepção de “Menino Ó”, “Balada do Sino” e “Maria Faia”, mantendo uma linha estética ora mais tradicionalista em “Passodoble de Vizela”, ora um “Sentir” mais folk. Por outro lado, Pé na Terra insere-se nessa nova geração de músicos que se dedicam à dinamização de bailes de danças europeias, por isso não é de estranhar que no seu repertorio apareçam algumas “importações aportuguesadas”, como as valsas e as chapeloises, que nestes tempos que correm, já vão sendo cada vez mais nossas.

A variedade melódica, harmónica e percussiva dos múltiplos instrumentos, desde a gaita-de-foles ao kerkebás, torna a sonoridade do grupo mais rica, variada e com distintas dinâmicas, o que faz com que seja um disco para se ir descubrindo em cada audição.

Apesar de terem um longo caminho à sua frente (assim esperamos!), este promete ser um dos colectivos que mais contribuirá pela defesa e divulgação da nossa música tradicional e folk, com essa determinação de ter os “pés bem assentes na terra” e nas nossas raízes culturais. A eles, o nosso agradecimento.

Alinhamento:

01 - Menino ó (trad. Portuguesa)
02 - Valsa Verde (Pé na Terra)
03 - Salpicos (Pé na Terra)
04 - Balada do Sino (José Afonso)
05 - Sentir (Pé na Terra)
06 - Pedrinhas (Pé na Terra)
07 - Maria Faia (trad. Portuguesa)
08 - Passodoble de Vizela (Pé na Terra)
09 - Valsa Nova (Pé na Terra)
10 - Chapeloise (Pé na Terra)
11 - Raio de Sol (Pé na Terra)
12 - Pur la Terra (Pé na Terra)
13 - Sete (Pé na Terra)

Gravado entre Novembro de 2007 e Março de 2008 no Estúdio Toste.

Sem comentários: