20 de maio de 2009

15 anos construindo Pontes... nas Ondas!

A Associação Cultural e Pedagógica PONTE...NAS ONDAS ! celebra os 15 anos de actividades relacionadas com a educação, a cultura e as novas tecnologias e duma actividade especial de promoção e valorização do património cultural galego-português.

Entre as actividades que se realizarão em 2009 destacamos:

  • XVª JORNADA DE COMUNICAÇÃO PONTE...NAS ONDAS!

- 5 de Junho de 2009;
- 60 centros educativos de três continentes;
- 24 horas de programação e de conteúdos audiovisuais, realizados por centros educativos;
- colaborações de artistas;
- mostras dos “tesouros vivos”;
- retransmissão em directo, por televisão através da Web.

XVª JORNADA DE COMUNICAÇÃO PONTE...NAS ONDAS

NO AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ECONÓMICAS DA UNIVERSIDADE DE VIGO:

- Das 9 da manhã às 13 horas transmissão, em directo, duma programação especial, sobre os Tesouros Vivos do Património Imaterial Galego-Português retransmitida, pela televisão, através da Internet.
- Apresentação de mostras dos saberes dos Tesouros Vivos, em directo.
- Actuações musicais, ao vivo.
- Colaboração da Faculdade de Jornalismo e da Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade de Santiago de Compostela (emissão de programas realizados, expressamente para esta edição, por alunos da Faculdade de Jornalismo).
- Estreia das colaborações realizadas para esta edição por Margareth Menezes ( A Maga ) do Brasil
(http://www.margarethmenezes.com.br/ ) e por José Barros e pelo grupo Navegante, de Portugal (http://web.mac.com/jbnavegante1/Navegante_Site_Oficial/Navegante_Site_Oficial_2.html)

E, em antecipação, os três colaboradores de Ponte...nas ondas! (Amélia Muge, João Afonso e José Barros) enviam-nos, pelas ondas do mar, um cantar de amigo > http://www.youtube.com/watch?v=h1mxJ1TusMk

DO MUSEU VERBUM DE VIGO, A PARTIR DAS 20 HS, REALIZAÇÃO, EM DIRECTO, DA

REVISTA ORAL DOS TESOUROS VIVOS:

VIIIªMOSTRA DA ORALIDADE GALEGO-PORTUGUESA

  • A revista oral "Tesouros vivos" é um projecto da Associação Cultural e Pedagógica "Ponte...nas Ondas!", na procura dos chamados “tesouros vivos” do património imaterial - pessoas ou grupos que possuem um saber ou uma habilidade relacionados com qualquer área do conhecimento e da cultura, ou seja, pessoas portadoras que mantêm e transmitem qualquer uma das diversas expressões do património imaterial. O futuro da comunidade precisa de pessoas que transmitam saberes e artes que, elas próprias, aprenderam com gerações anteriores.
  • A revista oral tentará reproduzir reuniões ou serões de carácter festivo com conteúdos literários e musicais, e têm como objectivo primordial destacar e resgatar do esquecimento o valioso património oral, literário e musical galego-português. Pretende recuperar o significado de velhas palavras como espadeladas, malhadas, serões,...e de conteúdos que nos forneçam conhecimentos que ignoramos ou estamos a ponto de esquecer.
  • Pretende-se, pois, reconhecer, publicamente o mérito das pessoas que conservam esses saberes e, ao tempo, facilitar o arquivo e o estudo da recompilação; sensibilizar a sociedade actual para a importância desses saberes e, para aproveitar as novas tecnologias, para as pormos ao serviço duma maior difusão e reconhecimento deste património.
  • A revista oral "Tesouros Vivos" terá uma duração aproximada de 90 minutos e, nesta primeira edição, está prevista a participação de: Elba Requeijo, de Abadín (Lugo), recitadora e narradora de contos. Manuela de Barro, de Cerdedo (Pontevedra), voz portentosa da copla e do cancioneiro popular tradicional. José Cortizo, de Cerdedo (Pontevedra), poeta popular e cantor. Cantadeiras de Gargamala (Mondariz), mulheres que conservam na sua memória os cantos do trabalho. As mulheres da raia e Diana Gonçalves (protagonistas e directora, respectivamente, do premiado documentário). Xavier Blanco, de Moaña (Pontevedra), músico de raiz, recuperador dos chamados "instrumentos pobres". Grupo Abertal, A Rúa, (Valdeorras) grupo de baile e música tradicional que, há 25 anos e sob a direcção de Manuel Durán Pancho Álvarez, de Tui (Pontevedra), músico, recriador de sons, à maneira tradicional como os do mítico Florêncio, o cego da Fontaneira. Pancho apresentará temas do seu último trabalho “Sólidos galicianos”. Neste trabalho disse: “ Os romanos crían que ao cruzar as augas do río Limia esquecerían o seu pasado. Este río chega ata Portugal, país co que compartimos un pasado que ás veces, uns e outros tamén esquecemos “. E uma ou outra surpresa, que por o ser, não se pode, ainda, revelar. Toda a revista oral será retransmitida por televisão, através da Web de Ponte...nas ondas!

CONGRESSO "EDUCAR NA PONTE"

Educação+meios de comunicação +novas tecnologias+património cultural

Em Novembro Ponte...nas ondas! fará uma reflexão pública sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, nesta experiência de comunicação. Este congresso reunirá, ao longo de diversos pontos da fronteira galego-portuguesa, pessoas e grupos vinculados a cada uma das temáticas deste congresso:

A raia como ponte de comunicação. Uma aproximação e um debate sobre a necessidade de destacar a posição estratégica da Euro-região, fomentando a comunicação e o intercâmbio de experiências para construir o futuro.

Professores, alunos, profissionais dos meios de comunicação, antropólogos, sociólogos, escritores, músicos e portadores do património serão os protagonistas deste congresso, bem como da actividade desenvolvida a propósito dos 15 anos de Ponte…nas ondas!

IIIº CONCURSO DE RECOLHA DO PATRIMÓNIO IMATERIAL GALEGO-PORTUGUÊS

Em Junho anunciar-se-ão os prémios deste IIIº Concurso de Recolha que, nesta edição, está centrada nos “Tesouros Vivos “. Inscreveram-se, neste Concurso, cerca de 50 centros educativos e os trabalhos já foram entregues. O júri avaliará a qualidade dos materiais e a sua decisão será tornada pública na Web de Ponte...nas ondas!

“CORES DO ATLÂNTICO” – O património oral das cantigas de amigo

Ponte...nas ondas ! prepara a edição do livro-disco CORES DO ATLÂNTICO sobre o património oral das cantigas de amigo, a partir de duas novas perspectivas:

  • Uma abordagem musical, com a participação de sonoridades da Galiza, de Portugal, de Cabo Verde e do Brasil.
  • Uma nova interpretação da autoria das cantigas de amigo, reivindicando a sua relação com a tradição oral dos cantares de mulheres.
  • Sob a coordenação da brasileira Socorro Lira está a desenvolver-se um trabalho de recriação do património comum das cantigas de amigo medievais. A professora da Universidade de Poitiers, Ría Lemaire, contribui com novos argumentos, na defesa da autoria feminina daquelas cantigas.

  • CRIAÇÃO DO SISTEMA DOS TESOUROS VIVOS DA EURO-REGIÃO GALIZA-NORTE DE PORTUGAL

Ponte...nas ondas ! promoverá a criação do Sistema dos Tesouros Vivos na Euro-região Galiza-Norte de Portugal. A proposta já foi apresentada à Direcção Regional de Cultura do Norte e será transmitida ao Governo Galego. Pretende-se o reconhecimento e a identificação das pessoas e dos grupos que são os portadores do património imaterial galego-português.

O SISTEMA

As directrizes para a Criação de Sistemas “Nacionais” de Tesouros Humanos Vivos estabelecem uma norma geral para a criação deste mecanismo tanto nos Estados, como em partes do seu território. O primeiro sistema criou-se no Japão, em 1950. A República da Coreia criou-o em 1964. Outros países como as Filipinas, a Tailândia, a Roménia, a França, a República Checa e a Bulgária estabeleceram sistemas que variam de forma considerável duns para os outros. Na actualidade já se instaurou noutros países da África, da América Latina, da Ásia, do Pacífico e nos Estados Árabes.

No âmbito do património imaterial galego-português, o Brasil, em geral, adoptou um programa específico sobre o património imaterial em que se criou um Registo de Bens Imateriais, mediante a inscrição em livros de registo. Mas, o Estado do Ceará instituiu, também, o Registo dos Tesouros Vivos da Cultura, para reconhecer os seus detentores dos conhecimentos culturais.

Depois duma análise de alguns dos sistemas criados nos diferentes lugares, a criação do Sistema de Tesouros Humanos Vivos do Património Imaterial Galego-Português deve, necessariamente, adaptar-se às características específicas, deste património. Portanto, se falamos dum património que tem a sua origem num espaço geográfico determinado por marcas identitárias genuínas, este território deve ser a referência do sistema a criar.

Dado que a nível administrativo a Euro-região está dividida entre os territórios da Galiza e do Norte de Portugal e que o âmbito geográfico do património imaterial, no caso da Galiza, também ultrapassa as fronteiras administrativas, referir-nos-emos à Euro-região (tendo em conta o anteriormente dito) como o território de origem deste património e onde os Tesouros Humanos Vivos mantêm essa mesma cultura viva.

  • A PÁGINA WEB DO PATRIMÓNIO CULTURAL GALEGO-PORTUGUÊS Ponte...nas ondas ! vai promover uma página do património como um lugar de encontro da cultura comum galego-portuguesa. Uma plataforma de divulgação da cultura galega-portuguesa aberta à participação das redes sociais da Euro-região. Está em fase de preparação o lançamento desta proposta.

Sem comentários: