14 de fevereiro de 2008

Carlos do Carmo | À Noite

Carlos do Carmo
À Noite
Universal Music Portugal, 2007

Na 22ª edição dos prémios Goya, Carlos do Carmo arrecadou a distinção de melhor canção original, com a interpretação do "Fado da Saudade" no filme Fados, uma visão cinematográfica pessoal do realizador espanhol sobre a canção de Lisboa. Tão pessoal, que a polémica foi constante e intensa, entre críticas mais puristas e elogios desmedidos.
Carlos do Carmo também é um artista habituado à polémica, ou não fosse ele um dos fadistas mais destacados e veteranos, logo susceptível a todo o tipo de comentários que a profissão lhe confere. Contudo, o seu génio supera as adversidades, patente na sua vasta discografia duma carreira internacional desde 1964. O facto de lhe ser atribuído este último reconhecimento só demonstra o carácter universalista do seu cantar, cujo timbre envolvente, aliado ao sentimento que o cantor impõe aos versos, resulta em magnetismo puro.
Carlos do Carmo não é um homem do passado, procurando sempre uma renovação constante da sua música, como é exemplo o seu mais recente trabalho "À Noite", que consiste numa homenagem a Lisboa, ao mesmo tempo que assinala o 25º aniversário do formato CD em Portugal, de quem o fadista foi o precursor com a gravação de "Um homem no país".
Para este novo disco, Carmo desafiou sete poetas contemporâneos (sem qualquer experiência de escrita para este tipo de música, há que dizer!) a pôr letra e mensagem a doze melodias emblemáticas de Alfredo Marceneiro ou Joaquim Campos, pretendendo estabelecer, desta forma, uma ponte temporal. É precisamente este saber cruzar tradição com modernidade que o torna numa referência para as novas gerações, sendo verdadeiramente um elo de aproximação e reencontro, com o intuito de consolidar uma arte musical ancestral, mas que se quer actual. Neste sentido, Carlos do Carmo é um guia sábio, ao partilhar o testemunho da sua experiência de vida, como reflexo duma história marcante e dum futuro sério e exigente, tal como o próprio Fado o é.

Sara Louraço Vidal, 2008
Alinhamento:
  1. insonia
  2. pontas soltas
  3. fado do 112
  4. lisboa oxalá
  5. margens da solidão
  6. à noite
  7. a guitarra e o clarim
  8. vem não te atrases
  9. madrugada
  10. vou contigo coração
  11. fado dos meus fados
  12. enredo

Sem comentários: