26 de abril de 2010

Grande Noite do Fado de Braga

Estão abertas as inscrições para a edição de 2010 da Grande Noite do Fado de Braga. Realizado pela ACOFA, este evento vai já na sua 10ª edição.

A Grande Noite do Fado de Braga teve o seu início aquando a celebração dos 20 anos da Associação. Foi uma aposta num novo espectáculo no âmbito da música e em particular do FADO, visando o aparecimento de novos valores do fado.

Este evento define como condição principal para concurso que os fadistas amadores à data da realização do concurso, não possuam título profissional nem vivam da actividade artística. Os fadistas podem concorrer a partir dos 15 anos de idade.

Esta realização envolve anualmente todos os associados, um trio de guitarristas, apresentadores de rádio, jornalistas, concorrentes, júris das áreas da música, da poesia, das artes, equipes de som e luzes, entre outros.

O projecto da Grande Noite de Fado de Braga, desenvolve-se em três fases, a abertura do concurso (Maio e Junho), a selecção dos concorrentes através de 3 sessões de audições e a final cujo júri escolhe o respectivo vencedor nas categorias feminino e masculino e juventude (15 aos 25 anos de idade).

A Grande Noite do Fado de Braga ao longo da sua existência tem premiado concorrentes que hoje em dia são considerados novos valores do fado.
O acompanhamento musical é composto pelos Mestres da Guitarra Portuguesa, António Lima, da Viola António Rodrigues e da Viola Baixo, Henrique Lima.

Este é um evento marcante na cultura da cidade Braga, pela qualidade dos seus participantes, da organização e das homenagens que tem vindo a prestar àqueles que ao longo dos anos solidificaram esta forma de cantar como Amália Rodrigues, Marceneiro, Tony de Matos, entre outros.
Mais informações e formulário de inscrição AQUI.

Sem comentários: