20 de abril de 2010

Atenção músicos: curso de música tradicional portuguesa na Suécia.

Enquanto que em Portugal, a música tradicional ainda é uma grande desconhecida para a maioria da população e está totalmente ausente no ensino oficial, parece um pouco surreal esta boa nova que nos chega através de Sérgio Crisóstomo (músico português a residir actualmente na Suécia e membro de Stockholm Lisboa Project). E assim se alimenta a esperança duma verdadeira rede de ensino da música tradicional em Portugal.

"A escola onde trabalho tem há vários anos curso de música trad, jazz, pop & rock, entre outros, e mais recentemente, também música tradicional Portuguesa.
Para o ano (2010/2011) vamos abrir 5 vagas para alunos portugueses e assim podemos focar mais energia no curso de Música Portuguesa. A escola prepara alunos para a universidade, pelo que ter o ensino secundário concluído é importante.
O curso terá aulas de teoria, instrumento principal e secundário (instr. de harmonia), coro, ensemble/banda, audição, liderança de grupo, partilha de música sem pauta, composição, etc Durante o ano há ainda semanas dedicadas a projectos específicos. O curso é de preparação para a Universidade, mínimo 1 semestre. Quem quiser pode seguir universidade na Suécia.
O ensino é gratuito, o aluno tem de pagar somente a estadia e comida. Estadia e comida paga-se em qualquer lado e na Suécia não é tão caro como se pensa.
Este valor oscila entre os 2.000 e 3.500 euros por ano dependendo de onde se vive ou come. A escola tem cantina e dormida que se pode "comprar".
Vamos em conjunto com os alunos procurar também formas de angariar financiamento também para este valor.
A escola oferece o ensino gratuitamente, apesar de não receber subsídios estatais para alunos estrangeiros. Daí termos apenas 5 vagas. Esta é uma opurtunidade invulgar. Quem vier conta com o meu apoio e com alunos suecos, com quem tocar e trocar experiências.
Podem-se inscrever ou fazer mais perguntas através de mim. As inscrições estão abertas para as 5 vagas até Maio."

sergio.crisostomo.sjovik@folkbildning.net
+46 703 155 073
Sérgio Crisóstomo
Professor na escola de Sjövik, Dalarna, Suécia.
www.stockholmlisboa.com
www.sjovik.eu

Sem comentários: