7 de junho de 2009

Arquivos do Fado - Amália, Maria Alice, Ercília Costa

A nova colecção 'Arquivos do Fado' devolve aos nossos dias gravações originalmente lançadas em discos de 78 rotações. Amália Rodrigues, Ercília Costa e Maria Alice surgem nos três primeiros volumes.

Com coordenação executiva de José Moças e João Afonso e editada pela Farol, apresenta fonogramas históricos digitalmente restaurados.


Amália Secreta (1953-1958)

Este último disco contém uma importantíssima investigação, levada a cabo por um jovem argentino – Ramiro Guinazú - que fez da sua vida uma busca contínua acerca da carreira da grande diva do fado. Nele poderemos ouvir, fruto dessa investigação, além de outras importantes interpretações, 11 temas inéditos em CD, uma preciosidade para a qual não precisamos de adjectivos!

É Amália no seu esplendor, num documento único da história discográfica da cantora, no ano em que se comemoram 10 anos sobre o seu desaparecimento físico!


Maria Alice (1929-1931)

Maria Alice evidenciou-se nas lides do Fado mercê das suas invulgares faculdades de intérprete da humilde canção do povo, que ela sabia valorizar com a sua voz privilegiada. Ingressou nas fileiras do fado, tornando-se na década de 20 a estrela do pitoresco retiro “Ferro de Engomar”.

Foi nessa época de oiro, que agora aqui começamos a revelar quem mais disco gravou.

Neste CD apresentamos as suas primeiras 20 gravações.


Ercília Costa (1929-1930)

O fado tem em Ercília Costa uma das suas mais legítimas e fiéis intérpretes.

“Sereia peregrina do Fado”, no dizer de alguns críticos, “Santa do Fado”, no dizer de outros, Ercília foi inquestionavelmente uma grande cantadeira.

Acompanhada na maioria das suas interpretações pelo grande Armandinho, a sua linda voz é agora recordada na sua plenitude, através das primeiras 20 gravações da sua carreira.

Sem comentários: