17 de junho de 2008

"Outro sentido" de António Zambujo entre os dez melhores álbuns de world music


O álbum "Outro sentido", o terceiro da carreira de António Zambujo, foi considerado um dos dez melhores do mundo na área da world music no último mês pela revista britânica Songlines.

Em "Outro sentido", editado em Setembro, António Zambujo revisita os repertórios de Amália, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Ramos e ainda os cancioneiros brasileiro e açoriano.

"Este não é assumidamente um disco de fados e antes um disco com fados, onde exploro outras sonoridades como o jazz e a bossa nova que influenciaram a minha formação musical", disse na ocasião à Lusa Zambujo.

Além do intérprete português, a tabela dos dez mais publicada na edição de Julho da Songlines inclui o senegalês Wasis Diop com o álbum "Judu Bek", a espanhola Concha Buika que segunda-feira actuou em Lisboa no concerto de Mariza, com o álbum "Niña de fuego", já editado em Portugal, Eliza Carthy com "Dreams of Breathing Underwater", e ainda os colombianos La-33 com o CD "Gonzalo".

Integram também a tabela os álbuns "Many Lessons", um CD constituído por vários artistas que interpretam temas hip-hop de carácter religioso islâmico, "Vagabond" do duo Spiers & Boden, "Calcutta Chronicles: Indian slid guitar odyssey", de Debashish Bhattacharya, "Langoni", do duo queniano da etnia Luhya Ingosi Stars, e ainda "The fountain", dos turcos Dem Trio.

A base musical de "Outro sentido" é o violão, sendo Zambujo acompanhado por Carlos Manuel Proença (guitarra clássica), José Manuel Neto e Paulo Parreira (guitarra portuguesa) e Ricardo Cruz (contrabaixo/baixo acústico), Mário Delgado (guitarra eléctrica), Paulo Guerreiro (trompas), Fernando Nunes (programação de loop), Daniela de Brito (violoncelo), além de se acompanhar a si próprio, nomeadamente em "A nossa contradição".

O produtor musical é Ricardo Cruz, que já o fora nos dois anteriores álbuns de Zambujo, "O mesmo fado" e "Por meu cante".

Entre os 13 temas que compõem "Outro sentido", destaque para o tema açoriano "Chamateia" (António Melo de Sousa/Luís Alberto Bettencourt,) que conta com a participação especial das Vozes Búlgaras Angelite.

"Foi uma feliz coincidência, o grupo estava em digressão em Portugal, ouviram o tema e gostaram e gravámos no Teatro Viriato, em Viseu", explicou o cantor, que considera este um dos temas "mais tocantes".

Todos os outros temas, alguns com arranjos seus, foram gravados nos estúdios Pé de Vento.

No ano passado, "Outro Sentido" alcançou o 14º lugar do Top World Music Charts Europe.

fonte ~ rtp

Sem comentários: