Em "Outro sentido", editado em Setembro, António Zambujo revisita os repertórios de Amália, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Ramos e ainda os cancioneiros brasileiro e açoriano.
"Este não é assumidamente um disco de fados e antes um disco com fados, onde exploro outras sonoridades como o jazz e a bossa nova que influenciaram a minha formação musical", disse na ocasião à Lusa Zambujo.
Além do intérprete português, a tabela dos dez mais publicada na edição de Julho da Songlines inclui o senegalês Wasis Diop com o álbum "Judu Bek", a espanhola Concha Buika que segunda-feira actuou em Lisboa no concerto de Mariza, com o álbum "Niña de fuego", já editado em Portugal, Eliza Carthy com "Dreams of Breathing Underwater", e ainda os colombianos La-33 com o CD "Gonzalo".
Integram também a tabela os álbuns "Many Lessons", um CD constituído por vários artistas que interpretam temas hip-hop de carácter religioso islâmico, "Vagabond" do duo Spiers & Boden, "Calcutta Chronicles: Indian slid guitar odyssey", de Debashish Bhattacharya, "Langoni", do duo queniano da etnia Luhya Ingosi Stars, e ainda "The fountain", dos turcos Dem Trio.
A base musical de "Outro sentido" é o violão, sendo Zambujo acompanhado por Carlos Manuel Proença (guitarra clássica), José Manuel Neto e Paulo Parreira (guitarra portuguesa) e Ricardo Cruz (contrabaixo/baixo acústico), Mário Delgado (guitarra eléctrica), Paulo Guerreiro (trompas), Fernando Nunes (programação de loop), Daniela de Brito (violoncelo), além de se acompanhar a si próprio, nomeadamente em "A nossa contradição".
O produtor musical é Ricardo Cruz, que já o fora nos dois anteriores álbuns de Zambujo, "O mesmo fado" e "Por meu cante".
Entre os 13 temas que compõem "Outro sentido", destaque para o tema açoriano "Chamateia" (António Melo de Sousa/Luís Alberto Bettencourt,) que conta com a participação especial das Vozes Búlgaras Angelite.
"Foi uma feliz coincidência, o grupo estava em digressão em Portugal, ouviram o tema e gostaram e gravámos no Teatro Viriato, em Viseu", explicou o cantor, que considera este um dos temas "mais tocantes".
Todos os outros temas, alguns com arranjos seus, foram gravados nos estúdios Pé de Vento.
No ano passado, "Outro Sentido" alcançou o 14º lugar do Top World Music Charts Europe.
Sem comentários:
Enviar um comentário