30 de agosto de 2009

Entrevista com Michel Giacometti

“AS CANÇÕES TRADICIONAIS SOBREVIVEM NA MEMÓRIA DO POVO”
Entrevista com Michel Giacometti, efectuada em 1971

A entrevista que a seguir se transcreve com MICHEL GIACOMETTI foi conduzida por MÁRIO VIEIRA DE CARVALHO, e publicada no Diário de Lisboa, em 18 de Junho de 1971.Tinha como causa próxima a edição, nesse ano, de mais um disco da “Antologia da Música Regional Portuguesa” organizada por Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, disco que contém uma amostragem da prospecção realizada durante cerca de dois anos na Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral.

“As canções tradicionais sobrevivem na memória colectiva do povo”

A recente publicação de mais um disco da “Antologia da Música Regional Portuguesa” organizada por Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, disco que contém uma amostragem da prospecção realizada durante cerca de dois anos na Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral, é a causa próxima desta entrevista.
Quando tomamos contacto com as manifestações genuínas do folclore musical, com os ritmos trepidantes de certos “cantos de romaria”, como a “Senhora do Almurtão” (restituído ao seu ambiente ritual e coreográfico africano), com canções ou ritmos de trabalho como a “Bacelada” ou o “Bendito”, com o estilo selvático e pagão do “S. João” do Rosmaninhal, com a melopeia dolente da “Cantiga da Roda”, com a espontaneidade reivindicativa do “De quem é o Carvalhal?” (“o céu é de quem o ganha e a terra de quem a amanha”), com a “lengalenga” mista de canto e de fala do “Alvoio” ( para citar apenas exemplos colhidos ao acaso no disco das Beiras) quando descobrimos, portanto, a música autêntica do povo autêntico, começamos a fazer uma ideia da leviandade com que, entre nós, se costuma falar de folclore, folclorismo, música folclórica, música popular, música portuguesa.
No meio da confusão reinante na matéria, o depoimento de Michel Giacometti pode ser decisivo para uma tomada de consciência.

Quando é que começou a interessar-se pela investigação etnomusicológica em Portugal?

Em 1959, quando li, no Museu do Homem, uma obra póstuma do musicólogo norte-americano Kurt Schindler, que esteve no Nordeste de Trás-os-Montes em 1928 e registou algumas melodias tradicionais da região. Pretendi retomar esse trabalho e procedi a uma rápida investigação no mesmo local, tendo recolhido alguns documentos de valor que apresentei à Comissão de Etnomusicologia da Fundação Gulbenkian, composta pelos Profs. Artur Santos, Jorge Dias e Lopes-Graça. A votação foi-me favorável por dois votos contra um (o do primeiro), mas mesmo assim não consegui o patrocínio que me permitiria continuar a prospecção (na altura, tencionava limitar-me ao Nordeste transmontano). Em face da decisão negativa da Fundação,
Fernando Lopes-Graça demitiu-se da Comissão de Etnomusicologia, e foi então que lhe propus que trabalhássemos juntos, pelos nossos próprios meios. Voltámos a Trás-os-Montes, onde passámos mais três meses em condições muito difíceis. O material recolhido nesta prospecção e na anterior está na origem do primeiro disco da “Antologia da Música Regional Portuguesa”, publicado em 1960: Tínhamos decidido fazer a cobertura sistemática do país.

Para recolha dos documentos utilizaram, portanto, meios mecânicos de gravação e não a notação musical escrita.

A notação escrita não oferece as garantias do registo directo em fita magnética. Alguns aspectos estilísticos que caracterizam uma canção folclórica escapam à transcrição. Os camponeses não cantam as canções duas vezes da mesma maneira e não se subordinam a uma regra geométrica do ritmo. Quando muito, a notação limita-se a assinalar o recorte da melodia.

Anteriormente já tinha sido utilizado no nosso país o método do registo magnético de documentos folclóricos?

O primeiro a utilizá-lo em Portugal, com verdadeiro espírito de investigação etnomusicológica, foi o já citado Kurt Schindler. As gravações que realizou encontram-se depositadas na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Entretanto não tenho conhecimento de que algum organismo
português oficial ou privado, procurasse obter cópias. Eu próprio tentei fazê-lo e escrevi nesse sentido à Universidade norte-americana, mas infelizmente ainda não pude satisfazer as condições financeiras exigidas.
Depois de Kurt Schindler, é de assinalar a prospecção realizada em 1940 pela Emissora Nacional, que enviou uma brigada por todo o país durante cerca de quatro semanas, trabalhando sob a orientação de Armando Leça. Esta missão teria importado em muitas centenas de contos. Só que os documentos registados, conservados em caixas durante quase vinte anos, ao que parece sem nunca terem sido radiodifundidos ou por outra forma utilizados acabaram por deteriorar-se parcialmente. Das poucas dezenas que restam, apenas uma meia dúzia terá interesse musicológico.
Há que referir ainda os trabalhos de Artur Santos, este limitado aos Açores (S. Miguel, Santa Maria e Terceira) e publicado já depois dos primeiros volumes da nossa “Antologia”, de Virgílio Pereira e Ernesto Veiga de Oliveira, que beneficiaram duma bolsa da Gulbenkian, tendo realizado obra honesta e valiosa e finalmente do próprio Lopes-Graça, que fez uma primeira prospecção da Beira Baixa em 1953, utilizando meios de gravação rudimentares.

Devo concluir, no entanto, que antes da vossa “Antologia da Música Regional Portuguesa”, não foi dada a público qualquer outra edição fonográfica do folclore musical português...

A não ser discos de “ranchos folclóricos”, que não satisfazem obviamente a um critério etnomusicológico...

Devo concluir também, do que me disse atrás, que todo esse trabalho tem sido realizado à custa de recursos pessoais, sem subsídios de qualquer espécie.

De 1959 a 1965 trabalhámos isolados, sem receber subsídios. Em 1965, conseguimos um primeiro subsídio da Junta Distrital de Évora e depois outros de Beja e Portalegre. Subsídios modestos, mas que auxiliaram numa certa medida o trabalho de campo. A prospecção das Beiras foi subsidiada pelas diversas Juntas Distritais, por duas empresas privadas (o Laboratório JABA, de produtos farmacêuticos e a Sociedade BEGERAL, L.ª), pelo Rotary Club da Covilhã e pelo
Jornal do Fundão.

Quantos discos já publicou no âmbito da “Antologia da Música Regional Portuguesa?

Até 1965 publicámos os volumes relativos a Trás-os-Montes, Algarve e Minho. Em 1965 saiu o disco do Alentejo e, há poucos meses, o das três Beiras. Além destes, publicámos, em formato reduzido, um disco dedicado a um cantor popular de Trás-os-Montes, Chico Domingues outro de “Cantos Tradicionais do Distrito de Évora” e outro de “Bailes Populares Alentejanos”. Estamos já a trabalhar na edição de mais doze discos.

Os discos publicados não contêm, evidentemente, todo o material recolhido…

O conjunto dos discos perfaz cerca de 6 horas de música e nós recolhemos e guardamos cuidadosamente em arquivo tudo o que registamos, num total de cerca de duzentas horas. Se exceptuarmos a Hungria, estou convencido de que o nosso arquivo é o mais importante que existe, relativamente a um só país de características culturais individualizadas.

O disco pressupõe uma selecção entre a totalidade dos documentos registados. Mas na fase de recolha há desde logo uma primeira triagem. A que critérios obedecem uma e outra?

Em primeiro lugar, nunca vamos ao acaso. Iniciamos o nosso trabalho a partir de informações colhidas em obras existentes sobre a região, ou fornecidas por pessoas conhecidas, ou em último caso, obtidas no próprio local. Recorremos em especial às pessoas idosas. Não eliminamos “a priori” os jovens, sabemos, porém, que é a gente idosa, e sobretudo as mulheres, quem conserva a tradição. Quando chegamos a uma aldeia onde supomos valer a pena investigar começamos por reunir um pequeno grupo de mulheres e procedemos a um inquérito. Fazemos perguntas relacionadas com as características socioeconómicas da região. Perguntamos, por exemplo, se sabem cantigas acerca da “sacha do milho”, quando é o caso de estarmos numa zona onde o milho é cultivado, etc. É um problema de método e também um problema de sorte. Por vezes,
deparamos com canções de que nem suspeitávamos a existência. Depois de ouvirmos algumas dezenas de cantigas, registamos apenas aquelas que interessam a uma primeira selecção.

Nessa selecção está talvez implícito um duplo critério: o da autenticidade e o da qualidade estética do documento.

Há também um critério de estilo. Pode dar-se o caso de certos informadores saberem as canções, mas terem perdido o estilo local.
Quando assim acontece eliminamo-las.
Claro que se dispuséssemos de amplos meios, o ideal era registar tudo, bem ou mal cantado, com ou sem interesse. Porque aquilo que não tem interesse imediato, pode, daqui a 20 anos, revelar-se sob um prisma diferente, como objecto de estudos comparativos ou de fenómenos de “aculturação”.
Neste momento o nosso objectivo é pressionado pela urgência.
Trata-se de recolher, enquanto é tempo, o que nos parece mais indiscutivelmente importante.

E quanto à selecção do material que será depois publicado em disco?

Aí a selecção é muito mais rigorosa. Nessa fase é que intervém especificamente a colaboração de Lopes-Graça, que raras vezes pode ajudar-me no trabalho de campo. Forneço-lhe documentos registados com todas as informações possíveis sobre circunstâncias (etnográficas, socioeconómicas, psicológicas) em que foram obtidos.
Lopes-Graça procede à análise musical desses documentos, quer de um ponto de vista etnomusicológico, quer de um ponto de vista estético. Depois decidimos em conjunto quais os que devem constituir o disco.

Ao longo de doze anos de trabalho deve ter havido oportunidade de voltar a zonas que anteriormente já tinham visitado. Quando assim aconteceu, observaram alterações importantes no quadro etnomusicológico dessas zonas?

Voltei, várias vezes aos mesmos locais até por experiência. E raramente obtenho resultados semelhantes: os nossos informadores, que já são velhos, dois ou três anos depois morreram, ou emigraram, ou, pura e simplesmente, deixaram de cantar as cantigas tradicionais.
Em certas aldeias não havia rádios nem televisão: três anos depois, a divulgação de tais meios de comunicação de massa quase tinha apagado da memória das pessoas a recordação das coisas antigas.
Cito um exemplo concreto: o duma mulher que tinha gravado em más condições o romance de D. Mariana e que, quando voltei três anos depois, para recuperar o documento, não conseguia lembrar-se, acabando por mo cantar com a música duma canção ligeira então muito difundida na Europa (“Marina, Marina”). Tinha havido uma ruptura brutal. O mundo a que pertencia a antiga “D. Mariana” já fora destruído pelo impacto da rádio.

Aí está uma questão que me parece indispensável abordar: factores que reflectem negativamente na música folclórica genuína, isto é, que agem contra a subsistência do folclore.

São os meios de comunicação (a rádio e, agora a televisão), a emigração e evidentemente, as mutações socioeconómicas.

A respeito da emigração, porém, a sua opinião tem-se modificado...

Até à prospecção das Beiras eu pensava que a emigração era um factor essencial que provocava a deturpação da música regional e mesmo a sua extinção. Os cantores emigravam em quantidade;
mandavam dinheiro que podia ser aplicado na compra de telefonias e televisores; no regresso traziam novas modas que se sobrepunham às antigas, novas maneiras de pensar e de se comportar no meio social; as pessoas idosas sentiam-se inibidas de cantar coisas que já não
correspondiam ao ambiente criado à sua volta ...
Mas agora tenho repensado o problema. Porque embora as Beiras sejam zonas de grande emigração, o êxito da prospecção que realizámos parece demonstrar que ela aí não actuou decisivamente.
Constitui sem dúvida, um factor de desintegração da antiga sociedade, mas o que é certo é que as canções tradicionais conseguem sobreviver na memória colectiva do povo, ainda que, salvo algumas raras excepções, tenham deixado de ser utilizadas nas respectivas funções.

A esse respeito recordo-me de ter ouvido dizer a Lopes-Graça que já se têm dado fenómenos inexplicáveis de renascimento da música tradicional.

Sim. Muitas vezes as modas novas que aparecem são cantadas durante um certo tempo e depois o povo volta às coisas mais tradicionais. Mas é raro isso acontecer.

E compreende-se que seja raro. A alteração das condições de vida, das estruturas socioeconómicas a progressiva industrialização, tudo isso acabará por implicar, dentro de certo
prazo, a extinção do folclore, enquanto manifestação caracteristicamente rústica.

Certamente, mas ao mesmo tempo há-de criar-se um novo tipo de “folclore”.

Para já, penso que seria útil centrar a atenção numa questão prática, a saber: medidas a tomar para preservar o folclore e completar a prospecção em curso. E isto tendo em consideração quer a actual fase de desintegração mais ou menos caótica e anárquica, quer um futuro estádio de evolução histórica que permitisse pensar na planificação integral da educação, da cultura, do desenvolvimento sócio-económico, conduzindo ao fim da condição entre a cidade e o campo.

É muito difícil responder. Qualquer medida até poderia ser perigosa neste momento, dado que estamos numa situação de desequilíbrio social e de desintegração duma velha cultura. Para evitar que se agisse em sentido inverso do pretendido, seria indispensável um estudo
preliminar cuidadoso e profundo das condições em que o processo está a desenvolver-se (e está a desenvolver-se mais rapidamente do que parece à gente da cidade). De um ponto de vista prático, o que é preciso fazer é intensificar a prospecção e recolher o maior número possível de documentos, mesmo daqueles que aparentam menor interesse musicológico. Claro que não é de afastar a hipótese de os próprios meios de comunicação de massas promoverem a divulgação
do verdadeiro folclore. Uma divulgação inteligente do folclore musical poderia contribuir para que os deus depositários o fizessem reviver nas suas manifestações mais representativas e o defendessem da acção corrosiva da música comercial.

O que tem acontecido entre nós é precisamente o contrário. A Rádio e a Televisão o apresentam execráveis contrafacções do folclore ou propagam maciçamente a música ligeira comercial.
Em ambos os casos agem como factores de deterioração do gosto musical e da imaginação criadora do povo ...

A dificuldade está em fazer tomar consciência do valor do folclore autêntico, quando tudo funciona contra essa tomada de consciência.
A música urbana difundida através dos meios de comunicação significa para o povo algo que tem a ver com a promoção social a que ele aspira. E se tentarmos à viva força que se cantem coisas ligadas a um estádio anterior de evolução social o povo não vai aderir. O folclore não pode ser imposto.

Kodaly, com amplos meios postos à sua disposição pelo Estado, pôde edificar, em pouco menos de 20 anos, um sistema de educação musical que colocou a Hungria entre os países mais avançados nesse domínio. Uma das características do sistema é a prática em larga escala da música coral e nesta se compreendem sobretudo harmonizações ou arranjos de música popular (porque não se pode “macaquear” a espontaneidade do povo, cantando o documento tal como foi recolhido). Portanto, criadas novas condições socioculturais naquele país, foi-se para a solução de fomentar o canto coral baseado no autêntico folclore nacional. Concorda com esta via?

É talvez a solução possível numa sociedade avançada. Simplesmente não podemos julgá-la aplicável a Portugal. A situação histórica dos dois países é diferente. Na Hungria procedeu-se à recolha da música folclórica nos anos vinte, ou seja, numa altura em que ela permanecia viva, quando a industrialização ainda não tinha chegado ao país, nem muito menos os modernos meios de comunicação de massas, enfim, quando ainda não se exercia sobre ela o impacto dos subprodutos musicais da cidade.
E deu-se esta circunstância espantosa: no momento da industrialização operou-se uma modificação radical que permitiu o aproveitamento nos melhores termos do património artístico
tradicional. Houve uma ruptura na cultura musical do povo. Ora, o que se verifica entre nós é uma ruptura brusca e caótica dos antigos valores culturais, produzida pela influência nefasta dos detritos musicais difundidos através dos meios de comunicação. Portanto, a solução húngara é, pelo menos neste momento, intransponível para Portugal.

Tem estabelecido contactos com instituições estrangeiras que também se dediquem à investigação etnomusicológica?

Lopes-Graça e eu estabelecemos esses contactos deste o início da nossa actividade. Até então (1960) a música folclórica portuguesa era inteiramente desconhecida no estrangeiro. Não existia secção de música portuguesa em nenhum museu do mundo. No Museu do Homem, por exemplo, estava integrada na secção espanhola e era constituída por um único disco ... da Amália Rodrigues. O nosso trabalho, embora modesto, veio alterar este quadro. Das nossas edições temos enviado sempre exemplares para cerca de 50 institutos estrangeiros, com os quais, viemos a estabelecer estreitas relações. É frequente até que esses institutos manifestem a sua estranheza pelo facto de os Arquivos Sonoros Portugueses serem uma entidade tão pobre e tão desprovida de ajuda. A partir de 1967 passámos a contar com o apoio do Conselho Internacional da Música e do Instituto Internacional de Etnomusicologia Comparada de Berlim-Veneza
dirigido por Alain Daniélou. Vão atribuir-nos uma subvenção e convidaram-nos a participar nas primeiras edições da colectânea de música tradicional europeia.

Está a dizer-me isso e eu a pensar na atitude que a Fundação Gulbenkian tomou para consigo em 1959... A propósito, teve conhecimento do colóquio, sobre música oriental, ali recentemente realizado com a participação de alguns elementos do I.I.E.C.?

Soubemos da realização desse colóquio, com grande antecedência, através do Director do Instituto, com quem mantemos regularmente correspondência. Mas a Fundação Gulbenkian, embora ao corrente dos nossos contactos através do próprio Daniélou (que já mais de uma vez recomendou o nosso trabalho), não nos convidou para esse colóquio, nem a mim nem ao Lopes-Graça. Aliás tivemos oportunidade de trocar impressões com o Sr. Daniélou, durante a sua
estadia em Lisboa. Mas se fosse a contar todos os incidentes desagradáveis que têm resultado para o nosso trabalho das atitudes tomadas pelo Serviço de Música da Fundação Gulbenkian, ainda teríamos muito que falar e falaremos quando julgarmos ter chegado o momento oportuno.

Sem comentários: