24 de agosto de 2009

Colectâneas com duas gerações de fadistas

Dois duplos CD - álbum dourado e álbum prateado - pretendem divulgar "a primeira geração de fadistas que gravou, e a que se lhe seguiu", reunindo 28 intérpretes que cantam 55 temas, disse Miguel Cruz, da editora.

Amália Rodrigues e outros 14 nomes integram "O álbum dourado do fado", um duplo CD que inclui êxitos como "Eterna amizade", por Frutuoso França, ou "Casa da Mariquinhas", de Alfredo Marceneiro.

Com a etiqueta da Companhia Nacional de Música (CNM), a este duplo CD sucede-se "O álbum prateado do fado" que integra "a geração seguinte", estando os dois álbuns esta semana no mercado.

Desta "geração seguinte" fazem parte 13 nomes, entre eles, Maria da Fé, a completar 50 anos de carreira, Teresa Siqueira ou Rodrigo, com "Cais do Sodré".

Segundo Miguel Cruz, nesta geração encontram-se "caminhos diferentes" que cada artista tomou, desde a opção pelo "mais tradicional", casos de Manuel de Almeida, Argentina Santos e Fernando Maurício, a outros com "uma notória paixão pela erudição", como João Braga e José Manuel Barreto. "Nestes fadistas, nota-se a clara influência de Amália que, logo numa das suas primeiras gravações, cantou um poema de Guerra Junqueiro, numa música tradicional de fado", sublinhou Miguel Cruz.

Nesta geração, distingue-se ainda "o fascínio pelo estilo Maria Teresa de Noronha" (fadista incluída no álbum dourado), em artistas como Teresa Siqueira e Maria Leopoldina da Guia.

Cidália Moreira, Rodrigo e Maria Armanda "representam a opção pelo fado-canção", nas palavras de Cruz, enquanto Manuel Cardoso de Menezes se insere "numa tradição fadista desprendida e apaixonada".

Carlos Zel integra esta geração e é o único que interpreta apenas um tema, "Rapsódia", uma maneira de o editor assinalar "a forma única de conciliar a força natural da voz, com a subtileza e sensibilidade da interpretação".

"O álbum dourado" reúne "temas emblemáticos" de fadistas que constituíram de uma "geração de ouro" que integra Amália, Alfredo Marceneiro, Maria Teresa de Noronha, Carlos Ramos, Lucília do Carmo, Vicente Câmara e Hermínia Silva.

Esta "geração de ouro" integra ainda, segundo a CNM, Max, Fernando Farinha, Berta Cardoso, Frutuoso França, Fernanda Peres, Alfredo Duarte Júnior e Celeste Rodrigues.

fonte ~ jn

Sem comentários: