11 de novembro de 2008

100 anos de Fado de Coimbra

(Re)publicamos a notícia sobre a edição do disco "100 anos de fado de Coimbra", publicado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que se integra na secção do Grupo de Fados dos AOC. Contudo, desta vez com informação actualizada graças à gentileza do Dr. Heinz Frieden, fundador e produtor da editora public-art e responsável pela realização deste trabalho discográfico enquanto director técnico do Coro, quem nos alertou para algumas incorrecções anteriormente publicadas. Assim sendo, citamos o texto de apresentação disponível na web da referida editora, onde também se pode encomendar o disco (por cada CD vendido, um euro reverterá a favor da “Liga Contra o Cancro”).
Relembramos que é um
CD duplo em edição de luxo, que compila não apenas os 40 temas seleccionados, todos eles interpretados por 17 cantores dos AOC e 9 instrumentistas, com a especial participação do Dr. Almeida Santos (sócio honorário nº1 dos AOC), mas também contém um livro, de 52 páginas, com informação das letras, as biografias resumidas de autores e compositores, bem como a história do Fado de Coimbra, do Coro dos Antigos Orfeonistas e da própria academia da Universidade de Coimbra.
É um disco que prestigia a cultura portuguesa a nível nacional e internacional, e desde aqui não podemos deixar de felicitar os AOC pelo seu magnífico e constante trabalho.

"No seguimento da missão que tem marcado a sua existência – prestigiar, promover e divulgar a cultura musical portuguesa e coimbrã a, internacionalmente reconhecida, Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra pretende, com esta obra, cristalizar os diferentes momentos que marcaram a História do Fado de Coimbra através de interpretações surpreendentes dos seus mais emblemáticos temas cantados e instrumentais.

A obra apresentará uma compilação de 40 Fados de várias épocas e terá a particularidade de poder contar com 16 vozes que, apesar de timbricamente diferentes, espelham uma unicidade emocional que só o Fado de Coimbra consegue transmitir.

Assim sendo, este trabalho discográfico reúne diferentes gerações de intérpretes da tradição musical mais emblemática da cidade dos estudantes."


Sem comentários: