18 de setembro de 2008

Pedro Jóia vence Prémio Carlos Paredes com CD "À espera de Armandinho"

O álbum "À espera de Armandinho", de Pedro Jóia, ganhou o Prémio Carlos Paredes por unanimidade, anunciou hoje a câmara de Vila Franca de Xira, que instituiu o galardão há seis anos.

Em "À espera de Armandinho", editado pela HM Música em Junho do ano passado, Jóia interpreta 12 composições de Armando Augusto Freire (1891/1946), que ficou conhecido por Armandinho. "Ciganita", "Fado Magioli", "Fado Conde de Anadia" e "Pinoia de Alfama" são algumas das composições que interpreta.

"Este é um prémio que me satisfaz muito e reconforta", disse à Lusa o Pedro Jóia, que não escondeu o seu entusiasmo e o facto de o antecederem neste prémio músicos como Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

Ao prémio, com uma dotação de 2.500 euros, concorreram cinco projectos, que foram apreciados por um júri constituído pelo poeta José Jorge Letria e o maestro Pedro Osório, da Sociedade Portuguesa de Autores, o crítico de música Ruben de Carvalho e o compositor e músico Pedro Campos.

Com este prémio, a autarquia ribatejana visa "galardoar o melhor CD de música instrumental não erudita, feita por portugueses, no ano anterior", segundo uma nota da edilidade.

Eminente guitarrista, Armandinho foi acompanhador de vários fadistas, tendo composto essencialmente para guitarra portuguesa. Para este CD, Pedro Jóia, fez a transcrição para guitarra clássica.

"O desafio foi precisamente tornar audíveis e sonoramente agradáveis os temas criados para guitarra portuguesa, numa sonoridade diferente proporcionada pela guitarra clássica", disse á Lusa Jóia, acrescentando ter mergulhado "em absoluto no universo de Armandinho".

"Escolhi os temas que se apropriavam mais à transcrição da guitarra portuguesa para a clássica, havendo alguns que são emblemáticos da sua produção musical", disse.

Segundo Jóia, na música de Armandinho "há ornamentos musicais e andamentos muito rápidos que são difíceis de passar para a guitarra clássica".

O anúncio do Prémio Carlos Paredes antecede a partida de Jóia para o Brasil onde, no âmbito das comemorações dos 200 da Chegada da Corte Portuguesa àquele país, irá realizar uma série de recitais.

Ainda este ano, prevê realizar, em Novembro, um concerto na Casa da Música com a Orquestra de Câmara Portuguesa, que repetirá em Janeiro, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.

Pedro Jóia iniciou aos sete anos os estudos de guitarra clássica na Academia dos Amadores de Música em Lisboa, concluindo o curso de guitarra do Conservatório Nacional, em 1990.

Em 1986 começou a estudar guitarra flamenca, inicialmente de forma autodidacta, frequentando, mais tarde, "master classes" e cursos de aperfeiçoamento com os guitarristas Paco Peña e Gerardo Nuñes.

Frequentou, entre 1989 e 1992, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e leccionou a disciplina de Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Loures entre 1990 e 1992.

Entre 1992 e 1998 estudou e trabalhou com o guitarrista Manolo Sanlúcar, em Córdova.

Iniciou em 1993 a actividade de concertista, realizando vários recitais e apresentando-se em diferentes festivais, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Em 1996 gravou o seu primeiro CD, "Guadiano", e, três anos mais tarde, "Sueste".

O seu terceiro CD - "Variações sobre Carlos Paredes" - surgiu em 2001 e, em 2003, editou "Jacarandá", que, entre outras, teve as prestações de Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Daniela Mercury.

No ano passado editou "À espera de Armandinho", que integra, além dos citados fados, quatro variações, em Lá menor, I e II, em Mi menor e em Ré Maior.

fonte ~ rtp

Sem comentários: