24 de setembro de 2008

Câmara de Cascais adquire documentos da colecção de Álvaro Cassuto para Museu da Música Portuguesa

A Câmara Municipal de Cascais anunciou hoje que vai adquirir por 100 mil euros um conjunto de documentos "raros e muito valiosos" da colecção do maestro Álvaro Cassuto para a Casa Verdades Faria - Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril.

"Da colecção reunida pelo maestro Álvaro Cassuto fazem parte documentos únicos, como partituras manuscritas, autógrafos originais e manuscritos musicais, de entre os quais há a salientar 16 operetas de Eugénio Ricardo Monteiro de Almeida, um músico de finais do século XIX, que merece ser estudado e divulgado", refere uma nota da Câmara.

Segundo a autarquia, a colecção tem "inegável valor para a História da Música Portuguesa" e "releva-se de uma importância extraordinária para o Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria, vindo completar a oferta documental já existente, fruto dos espólios de Fernando Lopes-Graça e Michel Giacometti".

A aquisição deste conjunto de documentos foi aprovada na última reunião pública da câmara por deliberação unânime.

Os 2.750 títulos da colecção incluem alguns periódicos musicais, mais de 400 monografias musicais dos séculos XIX e XX e mais de 2000 partituras avulsas.

De entre as monografias musicais destacam-se obras consideradas de referência de musicólogos e investigadores como José Leite de Vasconcelos, Michelangelo Lambertini, Luís de Freitas Branco, Solange Corbin e Santiago Kastner.

Em declarações à Lusa, Álvaro Cassuto disse que a colecção começou a ser reunida pelo seu pai, um coleccionador de livros e documentos antigos, a partir dos anos 50.

"Achei oportuno entrar em conversações com a câmara para que este espólio não ficasse em mãos privadas", sublinhou o maestro, apontando a importância de manuscritos que não são conhecidos ficarem, a partir de agora, acessíveis a estudiosos num museu dedicado à música.

Álvaro Cassuto, um dos mais importante maestros portugueses da actualidade, estudou em Berlim com Herbert von Karajan e em Lisboa com Pedro Freitas Branco, tendo iniciado a sua carreira nos anos 60.

fonte ~ rtp

Sem comentários: