29 de julho de 2008

Morreu fadista Adelina Ramos, 82 anos

A fadista Adelina Ramos, 82 anos, que foi proprietária do restaurante típico "A Tipóia", faleceu no passado sábado 26 de Julho, na Casa do Artista, informou hoje a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF).

Na mesma nota, a APAF "lamenta o facto do falecimento de tão insigne figura não ter sido divulgado por aquela instituição".

Fonte da Casa do Artista confirmou hoje à Lusa que Adelina Ramos faleceu sábado, tendo sido realizado o funeral segunda-feira da Igreja de São João de Brito para o cemitério do Alto de S. João.

A fadista foi a criadora de "Não passes com ela à minha rua", que Fernanda Maria popularizou décadas mais tarde, e do êxito "Ouvi cantar o Ginguinhas".

"Como fadista tinha um estilo peculiar, que congregava uma legião de fãs. Além de Ginguinhas, outro fado muito apreciado era o da Agualva", disse à Lusa o poeta José Luís Gordo.

José Luís Gordo realçou que a sua casa de fados, A Tipóia, "era na década de 1960 uma das mais requisitadas, por onde passaram vários nomes e aonde se ia pelo convívio".

Teresa Tarouca, José Ferreira Rosa, Casimiro Ramos, Carlos Ramos, Francisco Stofel, Maria da Fé, Manuel de Almeida são alguns dos fadistas que cantaram n`A Tipóia.

"Na década de 1960, até antes, foi um espaço de referência do fado e de tertúlia de poeta. Nos inícios da década de 1970, era um espaço onde pontuava o poeta José Carlos Ary dos Santos", ", assinalou o estudioso de fado Vítor Duarte Marceneiro.

Na década de 1970, "todas as noites como que em romaria ia lá, com o meu avô, Alfredo Marceneiro, que gostava de ouvir declamar o Ary e apreciava aquele espírito de tertúlia, pois passava por lá toda a gente de Lisboa, como dizíamos na época", recordou ainda.

fonte ~ RTP/Lusa

2 comentários:

Unknown disse...

Em nome da familia agradeço o carinho que mostraram ter
e pela maneira como divulgaram falecimento de minha prima
Lamento nao terem noticias dela ha mais tempo , e da forma como
correu as pouca noticia da sua morte.
A todos os saites e blogs que transmitiram a noticia o meu obrigada
e especial mente ao irmao de sempre - Miguel Villa que divulgou a
noticia

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.