25 de março de 2008

Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble | La Serena

Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble
La Serena

Éter, 2007

Longe vai o ano de 1986, quando Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, ao passear pelo Bairro Alto, em Lisboa, são surpreendidos pelo cantar de Teresa Salgueiro, que espontâneamente cantava um fado entre amigos. Ironia do destino ou sorte do acaso, o certo é que esse instante seria o início dum dos movimentos mais importantes da música portuguesa e de maior projecção internacional.
Ao longo de 21 anos, Salgueiro foi gradualmente assumindo o papel de imagem de marca dos Madredeus, aliado ao seu jeito peculiar de cantar e à sua postura em palco, relembrando-nos adjectivos como “doce” e “delicada”. De facto, o seu encanto natural e o timbre único da sua voz não passaram desapercebidos, e transformaram-na numa das vozes femininas mais destacáveis dos últimos tempos, colaborando com grandes nomes da música internacional, tais como Ângelo Branduardi, Caetano Veloso e Carlos Núñez.
Apesar de se identificar plenamente com a música de Madredeus, Teresa Salgueiro sentiu a necessidade de abarcar outros projectos paralelos ao grupo, que se consolidaram com a sua saída do grupo em Novembro de 2007. É neste contexto que assistimos ao florescer de “La Serena”, uma ideia impulsada por Pedro Ayres Magalhães, quem desafiou Salgueiro a elaborar unha lista das suas canções favoritas em vários idiomas. Por sua vez, os arranjos foram concebidos por Jorge Varrecoso Gonçalves, mentor e director do Quinteto Lusitânia, um grupo de cordas com alguma relevância no campo da música erudita, e que neste espectáculo evolucionou para Lusitânia Ensemble.
As sensibilidades cruzam-se e resultam na gravação deste disco transversal, como um viajar duma sereia que parte ao encontro das melodias que compõem o mundo e marés de sons, cantadas em italiano, português, castelhano, francês, inglês e crioulo. Por outro lado, este disco é um convite aberto à descoberta do universo pessoal de Teresa Salgueiro, que assim partilha, com toques de elegância e refinamento, o seu sentir sobre diversas estéticas musicais, desde o jazz ao samba, passando pela morna e pelo fado, entre outros estilos, denotando-se uma conjunção perfeita entre a voz e o envolver do lirismo das cordas.
Sara Louraço Vidal, 2008
Alinhamento
  1. la serena
  2. a velha tendinha
  3. o namoro
  4. o leãozinho
  5. vuelvo al sur
  6. la vie en rose
  7. lá vai lisboa
  8. nome de rua
  9. amanhã
  10. se todos fossem iguais a você
  11. caruso
  12. paloma negra
  13. a velha infância
  14. mar azul
  15. estranha forma de vida
  16. a casa da mariquinhas
  17. avec le temps
  18. unforgettable
  19. somewhere over the rainbow
Gravado no Estudio Garate, de San Sebastián, em Maio e Junho de 2007.
Engenheiro de som - Jorge Barata; Técnico de som - Haritz Harreguy; Assessor musical de Teresa Salgueiro - Francisco Ribeiro; Direcção das gravações - Vasco Azevedo; Misturado por Pedro Ayres Magalhães; Masterizado nos Estudios Auditiv em Junho de 2007 por Pedro Ayres Magalhães e Rui Fingers.

Sem comentários: