29 de março de 2008

Arrefole | Veículo Climatizado

Arrefole
Veículo Climatizado

Açor/ Megamúsica, 2006

Como uma reflexão metódica, uma imersão sensorial ou uma espontânea e revolucionária descoberta, “Veículo Climatizado” propõe-nos uma viagem entre a tradição, a perda e a procura de identidade cultural nas grandes urbes, neste caso contextualizada na cidade do Porto. Contudo, conhecendo a trajectória do grupo Arrefole, facilmente entendemos que este seu primeiro trabalho discográfico reflecte a própria travessia musical da banda.

Decorria o ano 2000 quando um trio de jovens apaixonados pela música tradicional portuguesa decide reavivar melodias esquecidas no urbanismo frenético e aventuraram-se em dá-las a conhecer a um público distante deste tipo de música. Do reavivar passaram ao criar, consolidando novas sonoridades e intenções, à medida que a formação se ia reinventando e adaptando-se à passagem do Tempo até aos dias de hoje.

Não há dúvida de que, actualmente, os Arrefole são uma esperança e um novo alento da música portuguesa de raiz, apresentando uma proposta criativa e original, emotiva e provocativa, onde a música tradicional do Minho e de Trás-os-Montes ganha novo fôlego e atrevimento, através de alguns arranjos talvez considerados pouco convencionais pelos mais puristas. Mas os Arrefole sabem transportar este legado patrimonial à sua e nossa realidade, e os temas originais transmitem essência própria e essa passagem de influência e de saber hereditário, onde a tradição dá lugar à inovação.

Veículo Climatizado apresenta-se, assim, como um conceito amadurecido, trabalhado e reflectido, onde se destacam os sons captados artesanalmente no quotidiano das ruas e das gentes do Porto. Eles provocam a nossa imaginação, acentuam uma vontade subliminar de também vivermos essas viagens e experiências urbanas, os contrastes cognitivos que nos possam surpreender ao som dos Arrefole, descobrindo uma nova identidade dentro do dia-a-dia duma realidade cada vez mais globalizada.

Sara Louraço Vidal, 2007

Alinhamento:

  1. travessia
  2. vôo do arado
  3. água sagrada
  4. barqueiros
  5. metro_nomo
  6. a minha saia velhinha
  7. arrebirachula
  8. um canto de mim
  9. passear p'lo passeado
  10. gutlics
  11. júlio pereira
  12. saia da carolina
  13. caixinha de música
gravação - emiliano toste (estúdios toste); mistura - emiliano toste, nuno flores, arrefole; masterização - emiliano toste.
metro_nomo

1 comentário:

Nuno Flores disse...

Sara,

Obrigado pelo teu texto tão "insightful". Os arrefole estão aí e recomendam-se, apesar de neste momento estarem a trabalhar em novo reportório. Continua com o excelente trabalho que sempre fizeste pela nossa boa música.

Beijinhos

Nuno (arrefole)