6 de outubro de 2007

Fados - Vários (2007)

Foi necessário um estrangeiro para mostrar ao mundo aquilo que é genuinamente português. A banda sonora de «Fados» mostra o que há-de melhor no fado.

É o filme mais falado do ano em Portugal. «Fados», de Carlos Saura, retrata um cenário português através da câmara de quem nunca viveu em Portugal e fá-lo com tremenda sensibilidade e propriedade. Mais uma vez, foi necessário vir alguém de fora mostrar o que neste caso se faz de bom em Portugal.

Claro que a acompanhar um musical desta estirpe, só poderia estar uma banda sonora à altura. E nesse aspecto, «Fados» tem um prolongamento brilhante na música, não só pelo nível dos intérpretes como também pela capacidade de ser eclético sem desvirtuar a essência do fado.

Em «Fados» há um pouco tudo. Revelações, como o são Cuca Roseta ou Catarina Moura, consagrações que já o são à partida, como é o caso de Carlos do Carmo, valores seguros e fundamentais para o fado, como Mariza e Camané, e até cruzamentos como nas participações de NBC e SP & Wilson.

«Fados» apresenta também o valor acrescentado das participações de Chico Buarque e Caetano Veloso. É que apesar do fado ser a expressão musical mais portuguesa que se conhece, importa não fechar as portas a um som que, nos últimos anos, tem conhecido diversas tentativas de miscigenação.
fonte ~ Davide Pinheiro/Diário Digital

Sem comentários: