29 de outubro de 2007

Fado em Si Bemol

"Esta é a nossa forma de estar na música". É assim que Pedro Matos classifica este trabalho - o primeiro apresentado por este grupo que, para já, se dedicou a dar uma nova roupagem a temas conhecidos, mas com arranjos e sonoridades que abraçam vários estilos musicais. Vão desde o fado, por exemplo, até ao jazz. Os ritmos são arrepiantes em alguns casos e ficam, sem dúvida, no ouvido.

A produção deste CD, gravado ao vivo no B-Flat Jazz Bar, no Porto, esteve a cargo da empresa Trovas Soltas e, numa primeira audição, já mostrou que vai ser um sucesso. A apresentação deste disco aos jornalistas foi feita, a semana passada, durante um jantar, a bordo de barco rabelo e pelas reacções venceu e convenceu.

Pedro Matos (voz), Miguel Silva (guitarra portuguesa), Paulo Gonçalves (guitarra clássica e guitarra jazz), Pedro Silva (contrabaixo) e Juca (percussão) apresentam-se de forma despretensiosa e tentam interagir com o público. Conseguem-no, sem dúvida. Com 11 faixas, este ‘Fado em Si Bemol’, que dá nome também ao quinteto, inclui "Elegia do Amor", Canção do Mar", "Ó Gente da Minha Terra", "Fado Tropical" e "Ela Tinha uma Amiga", entre outros temas.

Foi há cerca de quatro anos que o grupo começou a "experimentar arranjos". Traçou um caminho que chegou até a este trabalho. E daqui para a frente? Pedro Matos respondeu: "vamos ver. Até agora andámos à procura do nosso som, que não tem uma origem forçada", mas isso é algo que vai ficar mais explícito, quando o grupo começar "a produzir os seus próprios temas".

E porque este trabalho é uma mistura de temas e de ritmos, será que o Fado em Si Bemol representa "uma forma diferente de sentir o fado ou de ouvir o jazz? "Nem uma coisa nem outra", afirmou peremptório Pedro Matos ao mesmo tempo que explicou que este CD "não é fado, nem jazz, nem bossa nova, nem blues. Juntámos tudo num tacho e foi isto que saiu". E a verdade é que saiu bem.

Fonte ~ Márcia Vara/ Póvoa Semanário


Sem comentários: