29 de agosto de 2007

EMtrad’ a partir de 3 de Setembro: novidades para todas as idades!

A 3 de Setembro inicia a nova temporada da EMtrad’, com uma série de novas propostas para o ensino da música tradicional em Águeda. As inscrições estão abertas na d’Orfeu e a sedução estende-se a toda a comunidade: além das aulas semanais (todas as idades), haverá Aulas Grátis, Bolsas de Estudo, Apoio aos Grupos Folclóricos, Cursos Mensais e até Música para Bebés.

As novidades são mais que muitas na Escola de Música Tradicional, área da d’Orfeu que centra em Águeda uma oferta formativa ímpar no ensino de instrumentos tradicionais. A EMtrad’ acolhe alunos de todas as idades, garantindo o compromisso pedagógico de iniciação às crianças e jovens de Águeda com o Curso Tocata, a par de uma procura por parte de músicos de todas as gerações e origens geográficas, nomeadamente para os Cursos Mensais.

Para além da forte presença da concertina no leque de instrumentos que os alunos procuram, enraizou-se já a apetência pela gaita-de-foles após os primeiros meses de experiência. São ainda aposta os vários cordofones tradicionais: o cavaquinho, a viola braguesa, a rabeca e o bandolim. A voz e a percussão completam o naipe de instrumentos, todos disponíveis tanto para iniciação como em nível avançado.

O Programa de Apoio à Formação, iniciado em Janeiro em parceria com a Câmara Municipal e que prevê condições especiais para os músicos oriundos dos Grupos Folclóricos do concelho de Águeda, vai reforçar o seu impulso na nova temporada. Promover o aparecimento contínuo de novos instrumentistas para as tocatas bem como a qualificação dos actuais tocadores são objectivos para cumprir em 2007/2008.

Novidade no novo ano lectivo da EMtrad’ é a criação de um regime de Bolsas de Estudo, destinadas a alunos carenciados de indiscutível mérito ou potencial, por forma a frequentarem a sua formação em condições económicas especiais. Passa a ser também social a missão pedagógica da Escola de Música Tradicional.

Continuará a abrir-se a porta, às quartas-feiras, para o SOS musical, agora com duas horas distintas. A Aula Grátis Semanal passa a ser dividida em “Pediatria” (para crianças, às 17 horas) com música livre e jogos musicais; e em “Consultas” (para jovens e adultos, às 18 horas) para tirar dúvidas, experimentar instrumentos ou estudar técnicas. Um formador atende todos os alunos de ocasião, sem rastreio ou sala de espera. Sempre às quartas-feiras, sem inscrições, de participação totalmente livre e grátis.

Por outro lado, a EMtrad’ vai ao berço para cativar o público do futuro, numa nova iniciativa dirigida às famílias com rebentos de colo. Bebés com Música é título de um concerto didáctico familiar a realizar no último domingo de cada mês, numa experiência que se prevê vibrante para as orelhas dos pequenotes. Inicia já a 30 de Setembro, o “primeiro” último domingo dos próximos meses.

A partir de Janeiro de 2008, outras iniciativas se seguirão: a criação do Coro Infantil EMtrad’ (cujas inscrições livres estão já abertas), a promoção de Visitas Pedagógicas das escolas básicas à d’Orfeu e ainda a realização de oficinas/workshops regulares.

O ensino da música tradicional na d’Orfeu continua, através das suas propostas, a comprovar os méritos de uma acção pedagógica virada para a vivência prática da música e para os processos dinâmicos de reinvenção do património musical tradicional, num contexto nacional de total ausência desta matéria nos programas pedagógicos oficiais, que a d’Orfeu pretende combater com o reforço da posição da EMtrad’ - Escola de Música Tradicional.

Vamos tirar o pó à música tradicional!
fonte ~ d'orfeu


EMtrad' Ensaio Tocata
Espectáculo "Rio Povo"

Sem comentários: