15 de agosto de 2007

Júlio Pereira | Geografias

Júlio Pereira
Geografias
Som Livre, 2007

Júlio Pereira regressa ao mercado discográfico com Geografias, o seu mais recente disco, editado em Junho, onde o músico português reencontra-se com o seu instrumento de eleição: o bandolim.

Longe vão os anos de “Cavaquinho”, “Braguesa” e “O Meu Bandolim”, discos que revolucionaram a estética da música tradicional portuguesa nos anos 1980/90, entre uma vasta discografia, que se estende desde 1971 até aos nossos dias. E é curioso constatar que Júlio Pereira é dos poucos músicos “constantes”, que sempre se caracterizou e distinguiu pelo seu virtuosismo multi-instrumental, emocionando os sentidos mais profundos através do trinar do bandolim, da braguesa ou da guitarra portuguesa, paralelamente à energia rítmica do cavaquinho ou à “irreverência” dos sintetizadores mais contemporâneos.

Neste sentido, Geografias não defrauda as nossas expectativas, com base nos trabalhos anteriores. Pelo contrário, desvanece os nossos receios mais exigentes, sendo, acima de tudo, a confirmação do carácter genial de Júlio Pereira, que nos guia por uma viagem de sons universais, atravessando várias latitudes geográficas, de África ao Oriente. De facto, este último disco é um encontro de sonoridades estéticas e acústicas, ao mesmo tempo que actualiza o contexto musical português, apesar da sua música ter esse dom especial de se tornar intemporal.

Resultado final: onze temas instrumentais inéditos, com leves impressões vocais em alguns temas. E se o bandolim é o principal protagonista, assumindo, por vezes, o papel solista do bouzouki e da guitarra portuguesa, como acontece no início de Faro Luso (o primeiro tema do disco, em jeito de homenagem ao fadista Carlos do Carmo), o seu virtuosismo não ofusca as demais interpretações. Efectivamente, sentimos uma perfeita sinergia musical, e, provavelmente, este é um dos factores de sucesso de Júlio Pereira: a arte de saber conjugar distintos recursos, intenções e emoções, que é simplesmente perfeita.

© Sara Louraço Vidal, 2007
Alinhamento
  1. Faro Luso
  2. Santa Moura
  3. Colares de Luz
  4. Areias de Sal
  5. Tábua de Romãs
  6. Castelo Ansião
  7. Porta do Oriente
  8. Alvor Bencanta
  9. Torre Formosa
  10. Tua Baía
  11. Pisa Fronteira
Produção e Direcção musical: Júlio Pereira
Programação, mistura e masterização: Quico Serrano

Faro Luso
Geografias, 2007


Sem comentários: