3 de agosto de 2007

Dazkarieh | Incógnita Alquimia

Dazkarieh
Incógnita Alquimia

Hepta Trad, 2006


Reza a História que na época pré-cristã, Hermes Trismegisto fundou a alquimia hindú, redigindo diversos textos científico-filosóficos, entre os quais a Tábua Esmeraldina, que só podem ser compreendidos com uma determinada motivação espiritual. Repletos de simbologia e alegorias, os princípios da Alquimia são ocultos e imperceptíveis à leitura literal, de modo a preservar a sabedoria dos gananciosos e avaros, que apenas se interessam pelos benefícios materiais. Por este motivo, a tradição alquimista rege-se por rituais iniciáticos prolongados, imitando a lenta evolução da Natureza e procurando a redenção do Homem com a Criação, ou seja, alcançar a unidade espiritual e liberdade absolutas.

Talvez de forma inconsciente (ou não), o título Incógnita Alquimia, do terceiro e último disco do grupo português Dazkarieh, retrata a sua sonoridade mística e hipnotizante, que, tal como na Alquimia, procura o seu amadurecimento próprio, entre cruzamentos de sons acústicos e eléctricos.

Formados em 1999, desde o início que é um projecto musical que encaixa na perfeição dentro do conceito de “música do mundo”, uma vez que percorrem distintas musicalidades populares, não só nas entoações melódicas e harmónicas, como também nos instrumentos que empregam, seja um bouzouki grego, uma nyckelharpa sueca ou uma gaita galega e transmontana. Contudo, pressentimos uma referência e preocupação constantes em Incógnita Alquimia: a música tradicional portuguesa e a sua reinvenção. Por este motivo, encontramos versões tão inovadoras, como inspiradoras, de “Senhora da Azenha”, “Meninas vamos à Murta” ou “Vitorina”, entre outros temas originais, que consolidam a capacidade creativa do grupo.

Deixamo-nos manipular pelo transe musical de Dazkarieh: a sua força e energia que nos levam a viajar por imaginários ancestrais ou por uma realidade paralela à nossa existência.

© Sara Louraço Vidal, 2007 | Sons Vadíos

Alinhamento:

  1. Senhora da Azenha
  2. Nyckel Power
  3. Meninas vamos à murta
  4. Água-Mãe
  5. Olhos de Maré
  6. Cantaria
  7. Na boca do lobo
  8. Cadafalso
  9. Jig from hell
  10. Estrela de cinco pontas
  11. Incógnita Alquimia
  12. Vitorina

1 comentário:

Anónimo disse...

fixe o artigo, tu tens o album por acaso O_o ?? podias fazer upload pra algum servidor tipo rapidshare ou megaupload por favor ?