28 de junho de 2007

Mário Correia: Prémio Europeu Agapito Marazuela 2007

Mário Correia, investigador, criador e o impulsionador do centro de música tradicional Sons da Terra em Sendim, foi reconhecido com o Prémio Europeu de Folclore Agapito Marazuela, na sua 13º edição. Este galardão é convocado pela Associação Cultural Ronda Segoviana, e foi-lhe entregue no dia 9 de Junho em San Quince. Mário Correia, de nacionalidade portuguesa, é uma das figuras mais destacadas do panorama actual da música tradicional lusa. Com este prémio, o jurado quis reconhecer o grande trabalho de difusão do folclore português através da rádio e da televisão, assim como na meia centena de discos de recolhas de música tradicional portuguesa, uma dúzia de livros e centos de artigos, entre outros frutos do seu trabalho. Com base desde 2001 no centro de música tradicional Sons da Terra na localidade portuguesa de Sendim, Mário Correia procurou os pontos coincidentes que existem nas culturas de Portugal e Espanha.
Com este galardão, o prémio Agapito Marazuela adquire dimensão europeia, e incorpora ao seu nome o adjectivo de europeu em sinal de apoio à candidatura de Segovia como Capital Europeia da Cultura de 2016. Isto pressupõe uma maior presença de candidaturas europeias entre os diversos aspirantes. O jurado foi composto, entre outros, pelo catedrático de Antropologia da UNED, Honorio Velasco; o científico do Instituto de la Lengua Española, Luis Díaz-González-Viana; o folclorista Luis Martín Díez, membro de Nuevo Mester de Juglaría, e a jornalista María Luisa García. O prémio é uma representação em bronze do busto de Agapito Marazuela, realizada por García Moro.
fonte ~ interfolk, nº 33

1 comentário:

Anónimo disse...

É de dar os parabéns pelo prémio que foi distribuido a sr Mário Correia! Não é todos os dias que um senhor descendente da região do Porto se radica na Vila de Sendim, terras de Miranda do Douro! Onde se revela na divulgação ao maximo da cultura mirandesa! Nunca com interesses segundários, mas sim com a vontade de desenvolver grandes projectos! um muito obrigado Sr Mário