27 de junho de 2007

Rão Kyao | Porto Alto

Rão Kyao
Porto Alto


Ouvir a música de Rão Kyao é sinónimo duma liberdade de viajar por sonoridades e paisagens, que podem ser tão distantes como a Índia ou o Oriente mais longínquo, entre outras coordenadas geográficas. O último trabalho discográfico Porto Alto não é excepção, tendo como base as nossas raízes culturais.

Apesar de ser um disco de composição própria, tem a rara qualidade de nos "ensinar" diversas morfologias musicais portuguesas, sem camuflagens pseudo-inovadoras, comprovando que a simplicidade da sonoridade tradicional também pode ser eficaz e cativante, como é o caso de Castro Verde ou Rabela de Vilarinho. No entanto, uma tradição perde o seu sentido quando estancada no tempo e na memória, sendo passível de novas formas, rumos e encontros. Por este motivo, neste último disco percebemos facilmente
que as melodias ciganas e árabes cruzam-se com a nossa tradição musical, convidando-nos a percorrer trilhos por esse Portugal profundo e a saborear os aromas do Pão, do Azeite e do Vinho.

E deixamo-nos embargar pelos sentidos, dando asas à imaginação de percorrer vales e montanhas, (re)habitar aldeias esquecidas no pulsar do tempo, sentir o suor do trabalho na terra... Tudo isto, num lento viajar à descoberta das nossas raízes culturais, juntamente com o atrevimento de saltar fronteiras, numa curiosidade de conhecer o "mais além" que nos influencia, sem qualquer tipo de receio ou constrangimento. Pelo contrário, esta viagem sensorial faz-se demasiado curta, deixando-nos sedentos de futuras sonoridades, marcadas pelo sopro da flauta e pela visão peregrina de Rão Kyao.

© Sara Louraço Vidal, 2007

Alinhamento
  1. Dança dos montes (mp3)
  2. Rodinha na Eira
  3. Saudando o Sol
  4. Castro Verde
  5. A lua e os lobos
  6. Porto de Alfama
  7. Balada do pão
  8. na apanha da azeitona
  9. Pelo vinho da alegria
  10. Lamento redentor
  11. Nas margens do Guadiana (Intro e 1º Movimento)
  12. 2º Movimento
  13. Rabela de Vilarinho
  14. Um canto transmontano
Produção: Luis Pedro Fonseca
Gravado, Misturado e Masterizado nos Estúdios Xangrilá em Dezembro de 2003 e Janeiro de 2004

Sem comentários: