20 de fevereiro de 2010

"Fadinho a 2" pelos Al Mouraria

Está previsto para a primeira quinzena de Março, o lançamento do novo álbum do Grupo de Fados Al Mouraria com o título "Fadinho a 2".

O trabalho que é um misto de temas mais intimistas com outros de cariz mais popular, contém fados com o cunho de autores como David Mourão Ferreira, Jorge Fernando, João Gil, Pedro Ayres de Magalhães, Frederico de Brito e Dulce Pontes, entre outros.

Este trabalho teve a particularidade de ser gravado já depois de ser tocado em variadíssimos espectáculos, pois acabou por ser gravado com um ano de atraso, adiamento causado por problemas de saúde do seu líder. Assim acabou por ser algum publico em primeira mão a testar os temas e sem querer a dar a sua aprovação. A grande novidade é a inclusão de um quarteto de cordas na maioria dos temas, acrescentando sem dúvida inovação e qualidade.

Seis elementos formam este grupo que musicalmente se baseia na música portuguesa, situando-se entre o Fado mais Tradicional e o chamado Fado Novo, tendo ainda como característica o afadistamento de temas de outras áreas musicais.

Formado por músicos multi-instrumentistas que se desdobram pela guitarra portuguesa, viola acústica, saxofones, clarinete, baixo, acordeão, guitolão e acordina, assenta também na novidade de integrar duas cantoras.

Nos concertos ao vivo e sempre que as condições de palco o permitem, o grupo faz-se acompanhar de bailarinos que dançam alguns fados, fazendo deste modo uma viagem ao passado, no tempo em que este género chegou a ser uma dança.

Em 2004 o grupo gravou num estúdio em Sevilha, um CD promocional com o titulo "Al Mouraria"que teve como objectivo a promoção do grupo nos países do Mediterrâneo.
Em 2007 saiu "Em Tudo na Vida há Fado", dirigido ao mercado nacional, tornou-nos muito mais conhecidos do grande publico pois possibilitou-nos algumas actuações em televisão, entrevistas, etc.

Sem comentários: