24 de janeiro de 2010

Omiri: por dentro da matriz

A PédeXumbo e os Omiri estão a trabalhar num novo conceito de baile interactivo, a apresentar em meados deste ano, um projecto com direcção artística de Luís Girão, desenhado para surpreender...

Para já, temos a oportunidade de assistir ao lançamento do seu novo CD "Dentro da Matriz", em vários pontos de Portugal. Omiri é um projecto de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh, Fogo do Ar) e Tiago Pereira (vídeo-jocking), uma proposta arrojada onde o baile tem um cenário: a tela de projecção onde dançam Wim Wandekeybus, William Forsythe, ou o Sr. António a bailar o “Galandum”. A mistura de instrumentos estranhos e programações de Vasco Casais com a visão irreverente de Tiago Pereira misturam música "trad" e vídeo em tempo real, sintetizadores e matanças do porco, chouriças e Nyckelarpas com distorção, pessoas das aldeias que dançam e cantam ladaínhas actuais porque são e sempre foram de hoje. Contra a globalização anglo-saxónica, cantar, dançar - e criar - é o que parece dizer este projecto, que atira convenções ultrapassadas às urtigas. A música é tratada com sonoridades electrónicas e eléctricas dos nossos dias e ilustrada com imagens de dança, desde a contemporânea à étnica. As danças nas actuações ao vivo são ensinadas ao público durante o próprio baile por uma monitora que convida todos a participar. A não perder.
Vasco Ribeiro Casais: Programações, Nyckelarpa, Bouzoukão, Gaitas-de-fole; Tiago Pereira: VJ; Joana Negrão: Monitora de Dança. Organização: Pédexumbo.

Instrumentos “estranhos”?
Vasco Casais toca vários instrumentos, como o “Bouzoukão” - um cruzamento entre uma Guitarra Portuguesa, um Bouzouki e um Baixo eléctrico, combinados num único instrumento; e ainda a Nyckelarpa – um instrumento Sueco de cordas friccionadas com um arco, dotado de teclas, inteiramente construído em madeira e a Gaita-de-fole Transmontana, uma Gaita-de-fole com uma escala muito característica e um timbre fiel aos modelos tradicionais do Nordeste Transmontano – tudo isto combinado com máquinas de “loops”, que o transformam num verdadeiro “one man orchestra”.

E o Vídeo, também é um instrumento?
Tiago Pereira, videasta e documentalista, acompanha a música de Vasco Casais com uma performance de manipulação vídeo em tempo real (“VJ'ing” - “video-jocking”) – Um Media Live Act é um instrumento? E uma mesa de mistura de vídeo, fará música visual? É caso para dizer: os olhos também dançam, graças ao uso do software MSPinky.

Novo Disco: “Dentro da Matriz”
“Dentro da Matriz” é o nome do disco de estreia de Omiri, o projecto a solo de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) que ao vivo conta com a colaboração do Realizador e Visualista Tiago Pereira, autor de diversos documentários premiados (Com o seu filme “11 Burros Caem no Estômago Vazio, foi Vencedor do Prémio de Melhor Curta Metragem Portuguesa no Doc Lisboa 2006 e Melhor Filme Etnográfico no “Dialektus Festival” de Budapeste, em 2007).
Este é um disco essencialmente instrumental, em que todos os temas correspondem a uma dança específica, sobretudo danças tradicionais portuguesas (Repasseado, Malhão, Valsa, Mazurca, Chotiça, etc.); na mesma linha de reinvenção e recriação dos temas da “tradição” (seja lá o que isso for!). Composto, interpretado, gravado, misturado e masterizado por Vasco Ribeiro Casais, conta com a colaboração de Né Ladeiras no único tema cantado do disco - “Malhão do Vento” - com letra de Tiago Torres da Silva.
A edição é da recém criada editora Ferradura e tem distribuição nacional pela Compact Records.

Digressão de lançamento:
22 de Janeiro - Espaço Desassossego - Beja
23 Janeiro - Espaço Celeiros - Évora
28 Janeiro - Contagiarte - Porto
29 Janeiro - Acert - Tondela
12 Fevereiro - Teatro Aveirense
13 Fevereiro - Artistas - Faro
14 Fevereiro - Entrudanças - Entradas (Castro Verde)
26 Fevereiro - Maxime - Lisboa
23 a 25 Julho - Villiandi Folk Music Festival - Estónia

Alinhamento do Disco:
1. Dentro da Matriz
2. A 5 Tempos
3. Repasseado
4. No Cerne
5. À la Muse
6. Algum Barulho
7. E Agora Respira
8. Chotiça da Marmeleira
9. Em Tensão
10. Valsa 30
11. Porka Polka
12 Malhão do Vento (com Né Ladeiras)

Sem comentários: