27 de dezembro de 2009

[Partituras] Venham ver o Deus Menino

Venham ver o Deus Menino
no seu bercinho de luz.
É tão lindo pequenino,
santa paz nos traz Jesus. (refrão)

De Belém a Jerusalém
há uma cabana escura,
onde nasceu o Menino
entre o boi e mula.

O boi, como era bento,
comia e bafejava:
A mula, maliciosa,
comia e resmungava.

-Maldição te ponho, mula,
que não tenhas cria alguma.
Se alguma cria tiveres,
dela não terás ventura.

- Deus te abençoe, ó boi,
Deus te dê a sua bênção.
As terras que tu lavrares
todas elas dêem pão.

Sejam altas, sejam baixas,
Sejam terras de ração,
Cada bago dê um moio,
cada moio dê um milhão.

- Ó meu Menino Jesus,
minha boquinha de riso,
Dai-me um pouquinho de luz,
que é disso que eu preciso.

- Ó meu Menino Jesus,
boquinha de marmelada,
dai-me alguma coisinha,
que a minha mãe não tem nada.
Local: Paderne - Albufeira (Algarve)
Recolha: J. Ruivinho Brazão
Informantes: Almerinda Coelho e Feliciana Coelho
Transcrição: Nelson Conceição
BRAZÃO, José Ruivinho; CONCEIÇÃO, Nelson; Cancioneiro Tradicional Português: Recolha de Cantigas e Romances; Casa das Letras; Fevereiro de 2008

Sem comentários: