12 de novembro de 2009

Joana Amendoeira prepara novo álbum


A entrega do Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Álbum, o ano passado, o mesmo ano em que saiu o “Sempre de mim” de Canané, demonstra o vigor desta fadista que se aventurou a cantar com um ensemble. O Hardmusica conversou com ela, em vésperas de editar um álbum, a sair já no próximo ano.

Hardmusica: O que representou ter recebido o Prémio Amália?
JOANA AMENDOEIRA: Foi muito especial, muito gratificante para todos os que se entregaram à produção deste disco «Joana Amendoeira & Mar Ensemble», desde a todos os músicos participantes, à parte da produção áudio e vídeo e ao investimento da agência/editora HM Música! Fico feliz com o reconhecimento do trabalho em que todos investimos de corpo e alma, sendo ainda mais especial quando esse prémio provém da Fundação da minha maior referência no Fado!

H: No último álbum recupera temas como "Canção grata" ou "Trago fados no sentidos", é importante para si ir a repertórios anteriores,"refrescá-los" e interpretar um ou outro fado?
JOANA AMENDOEIRA: A minha atitude quando canto um desses fados é a de fazer homenagens, seja aos criadores dessas músicas, assim como aos poetas ou compositores. Uma das minhas fadistas preferidas é a Teresa Silva Carvalho, que é também uma enorme compositora, do «Amar» ou da «Canção Grata», entre muitos outros, e penso que está muito esquecida ou mesmo por descobrir na nova geração de público! Na casa de fados ou nos concertos, canto muitas vezes músicas não originais, que fazem parte do meu crescimento enquanto fadista, mas tento fazê-lo dando o meu cunho próprio! Faço-o em homenagem aqueles que tanto contribuíram ou contribuem para o Fado e tanto nos inspiram!

H: Prefere trabalhar com poetas vivos casos dos consagrados Raínho e José Luís Gordo, Torres da Silva e Hélder ou ir à procura de poetas já antologiados casos de Almeida Garrett, Augusto Gil ou Pessoa?
JOANA AMENDOEIRA: É um privilégio poder trabalhar com tantos talentos da poesia do fado, como o Mário, o Zé Luís, o Hélder e o Tiago! E até mesmo o José Luís Peixoto, que não é de dentro do Fado! É claro que é muito especial sabermos que alguém escreveu um poema a pensar em nós, mas por vezes como adoro poesia e leio muito, encontro alguns poemas com que me identifico muito, de poetas eruditos, de Pessoa, a Natália Correia ou a um qualquer autor desconhecido! Portanto, gosto dos dois desafios!

H: Como chegou à poetisa Alda Lara que incluiu no seu álbum "Saudades do futuro"?
JOANA AMENDOEIRA: A descoberta da poetisa Alda Lara, foi por influência de uma grande fadista, Teresa Tarouca, que gravou o mesmo poema «Testamento», mas na música do fado menor, enquanto eu escolhi gravar no fado menor do Porto.

H: Nas digressões que faz como sente que é acolhida?
JOANA AMENDOEIRA: Há sempre um enorme respeito pela nossa música e pela nossa cultura! Temos tido recepções muito calorosas, desde os Países nórdicos, aos asiáticos e aos mais latinos, com muita emoção, apesar de muitas vezes não entenderem uma palavra do que canto! Mas mesmo não entendendo Português, as pessoas adoram o som da nossa Língua, adoram o som da Guitarra Portuguesa e de toda a intensidade de sentimentos que acontece num concerto de Fado!

H: Tenta sempre regressar a palcos ou cidades onde já actuou?
JOANA AMENDOEIRA: Por exemplo, estivemos o ano passado na Lituânia, onde fizemos alguns concertos em festivais de Verão, e este ano voltaram a convidar-me e nomearam-me a VIP Star do Festival, em Vilnius! Se formos realmente verdadeiros e dermos o máximo de nós, poderemos deixar boas marcas por onde vamos passando! Felizmente tenho repetido muitas vezes cidades e países em que já actuei, nomeadamente, em Budapeste, em Londres, em Amesterdão, entre outros locais!

H: A experiência inglesa (Royal Opera House) e no Strickly Mundial "abriu-lhe as portas" que desejava?
JOANA AMENDOEIRA: Com certeza cantar nesses locais, contribui muito para a consolidação de um percurso nesses países, mas penso que todos os palcos abrem portas! Temos que ter sempre em mente a responsabilidade perante qualquer pessoa que nos vá ver! E por vezes até surgem outras oportunidades quando menos se espera!

H: Quais são os seus próximos projectos?
JOANA AMENDOEIRA: Entre partidas e chegadas, estou a preparar o novo disco que iremos gravar a partir de Outubro e que só sairá em 2010! É um trabalho que me fascina, a descoberta de novos poemas, a chegada de novas composições…Contará com a formação de Trio de Fado, complementado com sonoridades de piano e acordeão e de violoncelo, em alguns temas!

fonte ~ hardmusica

Sem comentários: