13 de novembro de 2009

fol&ar

Quando surgiu a primeira edição do Andanças em 1996, certamente que não se imaginava a dimensão nacional que o movimento "dançarilho" foi consolidando até aos dias de hoje, acompanhado por um impulsar de novas formações musicais, especializadas num repertório para cadenciar todos os passos de dança possíveis e imaginários.
O grupo fol&ar é uma destas inspirações, que, desde 2006, se dedica à divulgação da música tradicional europeia, distinguindo-se por uma sonoridade muito própria, aliada à multiplicidade instrumental e acústica da harpa celta, contrabaixo, sanfona, banjo, violino e concertina.
Em 2008, e já com um público conquistado, este quarteto tradicional lançou o seu álbum de estreia, intitulado homonimamente, no qual é notória a sua capacidade criativa, ao apresentar exclusivamente temas de composição original, inspirados nas danças tradicionais europeias. Por isso, mais que um disco para ouvir, é uma provocação ao movimento intuitivo, que se deixa seduzir pela melodia cativante e pelo andamento da valsa, mazurca, bourrée, hanter dro, malhão e círculo circassiano. Por outro lado, esta preocupação de compôr temas inéditos revela-se como um necessário exercício de actualização da música tradicional, numa sociedade cada vez menos consciente da sua identidade própria.
O alinhamento rege-se pela diversidade e pela dinâmica instrumental, com a excepção de "Valsas e Mazurcas para quê?" e "Malhão da Graça", os únicos temas cantados que contam com a colaboração especial de Ana Lúcia Palminha. Para além de se agradecer a inclusão dum ritmo português - o malhão - algo ainda pouco usual nos bailes que se vão realizando, um destaque especial para a valsa "Carmo 3 da manhã", que é um exemplo do magnetismo musical que os instrumentos vão desprendendo, enquanto se alternam entre si, como que estabelecendo um diálogo entre avanços e recuos, fortes e pianos. No fundo, tal como uma dança, onde nos deixamos envolver pelo desejo dum encontro.

Alinhamento:
  1. tocandare (hanter dro)
  2. pólvora no olhar (círculo circassiano)
  3. valsas e mazurcas para quê? (mazurca)
  4. carmo 3 da manhã (valsa)
  5. malhão da graça (malhão)
  6. íntima insatisfação (valsa de 8 tempos)
  7. baú vermelho (bourrée)
  8. caracol da graça (mazurca)
  9. valsa do joão sem medo (valsa de 5 tempos)
  10. gatafunho (bourrée)
  11. 21 gramas (mazurca)
Gravado em Lisboa em 2008.
Produção: Nuno Gelpi e fol&ar
Misturas e Masterização: Nuno Gelpi
Ilustrações: Inês Amaro
Design: Filipa Teixeira e Inês Amaro

Sem comentários: