16 de janeiro de 2009

Grupo Origem | Um sol maior

Grupo Origem
Um sol maior

Açor, 2008


Certamente que há 30 anos atrás, quando o Grupo Origem deu forma ao seu projecto de recolha e divulgação da música tradicional portuguesa, especialmente a minhota, não imaginariam a reviravolta criativa e tecnológica que se iria instaurar no nosso país, com o passar dos anos. Contudo, o primeiro disco "Um sol maior" desta formação de S. Mamede de Este (Braga), é a prova que num contexto cultural cada vez mais globalizado e aculturado, felizmente as "raízes" são perduráveis e recuperáveis.

Ainda é possível defender as nossas tradições musicais, entre viras, malhões e chulas, e esta persistência é, sem dúvida, um dos aspectos mais louváveis deste grupo, que também se soube reinventar, através da composição de temas originais, fortemente influenciados pelo nosso folclore. Ultimamente, assistimos ao nascer duma geração de grupos que procuram a fusão de sonoridades, mas o Grupo Origem destaca-se, precisamente, pela sua fidelidade aos ritmos e às melodias mais tradicionais, tal como podemos constantar neste seu primeiro trabalho discográfico em temas como "Bira de S. Mamede" ou "Assim fazemos no Minho". Paralelamente, e como não podia deixar de ser, também é de agradecer o trabalho de campo do grupo, em recolhas de temas tradicionais como "Chula Belha", "Contradança", "Delaidinha", "Claralinda" e "Cantiga da Segada", onde instrumentos como o cavaquinho, a braguesa, o bandolim, o adufe ou a gaita-de-foles, entre outros, ganham expressividade próprias.

Encontro de gerações e de vontade de salvaguardar o nosso património etnomusicológico, o Grupo Origem é exemplo da sua devida valorização e reinvenção, dando-nos a confiança dum futuro para a música tradicional portuguesa.
Sara Louraço Vidal, 2009

Alinhamento:
  1. cantiga da segada
  2. claralinda
  3. porque adoro ver-te nua
  4. bira em s. mamede
  5. delaidinha
  6. quero cantar-te
  7. no lagar
  8. flor do tojo
  9. chula belha
  10. obra de arte
  11. contradança
  12. os teus olhos
  13. quem espera
  14. cegueira
  15. saudade
  16. enamorei-me de ti
  17. assim fazemos no minho
  18. água sagrada
Gravado no auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Técnico de gravação: Serafim Barreira
Assistente de gravação: Carlos Meireles
Edição digital: Serafim Barreira
Masterização: Serafim Barreira, Emiliano Toste
Produção artística: Daniel Pereira e Casimiro Pereira
Conteúdos: Casimiro Pereira
Design gráfico: Gonçalo Cruz
Fotografia: Abel Andrade

Sem comentários: