6 de dezembro de 2008

ÆMINIUM em disco

Lançamento do primeiro CD do Grupo de Fado de Coimbra ÆMINIUM
Pavilhão Centro de Portugal - Coimbra
12 Dezembro 2008, às 21:45
Entrada Livre

No âmbito das comemorações do seu 10º aniversário, o Grupo de Fado de Coimbra ÆMINIUM vai lançar, no próximo dia 12 de Dezembro, o seu primeiro trabalho discográfico num espectáculo, com entrada livre, que terá lugar no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra às 21:45.

Este trabalho discográfico pretende retratar a actividade do ÆMINIUM durante a passada década, evocando os temas mais marcantes do seu reportório. Tendo contado com o apoio da empresa conimbricense de confecções SANTIX, o grupo propõe uma viagem por 14 temas, desde os clássicos mais marcantes da canção de Coimbra, como o “Fado Hilário”, “Coimbra Menina e Moça” ou “Traz Outro Amigo Também” não esquecendo ainda alguns dos temas originais que celebrizaram o grupo, como “Maria” ou “Fuga”.

O Grupo disponibiliza, de forma gratuita, para download 6 temas do seu CD em http://palcoprincipal.clix.pt/aeminium .

O Grupo de Fado ÆMINIUM nasceu em Outubro de 1998 com João Nuno Farinha na voz, João Pedro Monteiro na Guitarra de Coimbra e Pedro Cunha na Guitarra Clássica. Em Abril do ano seguinte que decorreu o primeiro espectáculo, no âmbito da Récita de Quintanistas da Queima das Fitas de Coimbra. Já em Agosto desse ano, Luís Toscano integra a formação do grupo como cantor, e em Dezembro o ÆMINIUM integrou a Secção de Fado da AAC. Em Junho de 2000 Rui Rodrigues, na Guitarra Clássica, inicia a colaboração com o grupo e em Setembro de 2006 o cantor José Vilhena completa a formação.

No que respeita a discografia, estão presentes nos álbuns “Serenata do Caloiro 2004: Tributo a Carlos Paredes” e “Baladas da Despedida Anos 90”.

Se em Portugal o grupo é uma referência no fado de Coimbra, o mesmo sucede no estrangeiro. Depois de ter marcado presença em centenas de espectáculos no país, incluindo programas televisivos, ÆMINIUM realizou digressões um várias partes do mundo. Espanha, França, Suíça, Polónia, Tailândia e Vietname, foram alguns dos países que se renderam às vozes e sons que compõem o grupo.

Sem comentários: