31 de outubro de 2008

Carlos do Carmo: 45 anos de carreira em disco e DVD

Fado Maestro
Nas lojas a 17 de Novembro de 2008

'A comparação é talvez fútil, mas eu atrevo-me a dizer que Marceneiro cantou os fados de Lisboa, e Carlos do Carmo canta Lisboa em fado. E por isso, quando longe desta cidade eu o ouvia, ele trazia-me sempre naquilo que cantava, a cor, o ruído, o cheiro, a gente, o paradoxo de uma saudade que doía e, ao mesmo tempo, consolava.' As palavras são do Professor João Lobo
Antunes e foram escritas para descrever aquele que não se encerra em descrições. Carlos do Carmo, por muitos considerado o expoente máximo vivo do fado em Portugal celebra os seus 45 anos de carreira.

Para o celebrar, a Universal, a sua casa, edita o primeiro Best Of de Carlos do Carmo, para o grande público. Chamar-se-á 'Fado Maestro' e estará disponível em três versões. A primeira, standard, onde se alinharam, por ordem cronológica, os 17 fados que, desde há 45 anos a esta parte, fizeram desta uma das mais respeitadas carreiras em Portugal. Os já clássicos 'Gaivota', 'Por Morrer uma Andorinha', 'Canoas do Tejo', 'Lisboa Menina e Moça', 'Os Putos', "Um Homem na Cidade" ou o mais recente 'Fado da Saudade', que valeu a Carlos do Carmo o prestigiado prémio Goya, são alguns dos notórios registos que fazem parte deste disco.

A segunda versão de 'Fado Maestro' a chegar às lojas será um duplo CD, juntando ao primeiro já referido um segundo disco, compilado como uma homenagem de Carlos do Carmo aos poetas que cantou. E aqui desfilam mais alguns dos fados que já formam parte do cancioneiro nacional, como 'O Cacilheiro', 'Homem das Castanhas', 'Fado Varina' ou 'Fado do Campo Grande'.
Ainda nesta edição deluxe será incluido um DVD com o documentário 'O Fado de Uma Vida', realizado por Rui Pinto de Almeida. A história da vida e da carreira de Carlos do Carmo contada através do próprio e de testemunhos de quem fez e faz parte da sua carreira. Neste DVD estão incluídos ainda 10 temas ao vivo, quatro gravados em Frankfurt e os restantes gravados em
Lisboa.
A terceira versão de "Fado Maestro" conta com o CD standard e com o DVD documentário "O Fado de Uma Vida".

Sem comentários: