17 de maio de 2008

Património Imaterial Galaico-Português

A candidatura do Património Imaterial Galaico-Português volta a ganhar côr e expressão, sendo de louvar o admirável trabalho e esforço da associação Ponte... nas ondas! contra ventos e marés, sobretudo da falta de vontade política das instituições nacionais que mais deveriam se interessar em preservar a nossa cultura.

Aproveitando a celebração do Dia das Letras Galegas, a 17 de Maio, desenvolveram, juntamente com os estúdios Casa de Tolos, uma nova prova de criatividade e de como, efectivamente, partilhamos uma mesma cultura e língua, reivindicando e recordando o nosso património comum, o qual deve ter o maior reconhecimento internacional. Desta forma, reclamamos que os poderes políticos inscrevam o património imaterial galaico-português na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, tal como foi aconselhado pela própria Unesco.

Crianças da Galiza e Portugal, Vozes da Rádio e Guadi Galego cantam "Ponte ao meu lado" a uma só voz, pondo em evidência que a fronteira natural do rio Minho, mais que separar-nos, cria pontes de união e de convivência, e que cabe ao nosso esforço individual nesta sociedade globalizada a preservação deste nosso legado cultural.

A ponte serve para atravessar
A ponte serve para ligar
a terra que a água desuniu
os dois lados do mesmo rio,
A ponte serve para nos juntar

A língua serve para falar
A língua serve para beijar
Quem nos fala ao coração
E nos segura a mão
A língua serve para nos juntar

Refrão:

Ponte deste lado,
A ponte que me leva aí
Põe-te ao meu lado
E fico pertinho de ti

videoclip "Ponte ao meu lado"



como se fez o vídeo

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela oportuna reflexao que faz.Desde a Galiza sentimos o mesmo que tu. Mas seremos mais a conformar a maré...

Um abraço