27 de setembro de 2007

Coimbra - Grupo de Fado apresenta temas inéditos do seu CD

O CD desta formação, a lançar antes do final do ano, intitula-se «Coimbra» e contém 13 temas inéditos da canção coimbrã, disse hoje à agência Lusa Ricardo Dias, um dos músicos do grupo.

Poemas de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Mário Cesariny e Antero de Quental, entre outros autores, serão cantados com música inédita do grupo.

Vão ser também executados alguns dos temas instrumentais inéditos que farão parte do CD.

O Coimbra - Grupo de Fado integra João Farinha (voz), Ricardo Dias (guitarra) e Pedro Lopes (viola).

No espectáculo de sábado, actuam ainda Luís Oliveira (contrabaixo) e o maestro Augusto Mesquita (piano de cauda).

Constituído em 2006 com o objectivo de «representar e dignificar a canção de Coimbra ao mais alto nível, o grupo potencia a vasta experiência dos seus elementos no sentido de renovar e refrescar a música de Coimbra, através, sobretudo, da composição de temas novos, embora mantendo a identidade e a sonoridade com que a música coimbrã é conhecida e reconhecida», lê-se num texto sobre a iniciativa.

No concerto, a fadista Cristina Branco interpretará temas do seu repertório, acompanhada pelo pianista Ricardo M. Dias, e actuará também com o grupo.

Organizado pela Fundação Inês de Castro, o espectáculo insere-se no ciclo «As Quatro Estações das Lágrimas», que visa proporcionar a Coimbra uma noite musical diferente.

Segundo a nota da organização, a celebração do Outono é o pretexto para esta «noite mágica» que assinala, na Quinta das Lágrimas, a mudança de estação.

Cada concerto é «especialmente concebido para assinalar a mudança de estação» e procura-se «fomentar o encontro entre intérpretes de Coimbra e nomes cimeiros da cena musical portuguesa, numa ambiência única e numa noite que se pretende fique na memória de todos os que assistam ao espectáculo».
Lusa

Sem comentários: