5 de julho de 2007

Ana Laíns | Sentidos

Ana Laíns
Sentidos
Different world, 2006

Ao ouvirmos o primeiro disco de Ana Laíns, intitulado “Sentidos”, não nos desprende a sensação de que, efectivamente, ele deixa-nos “Pouco tempo” para apreciarmos este novo talento da música portuguesa, aguçando a nossa curiosidade por mais. É, precisamente, com este tema que iniciamos a descoberta do album de estreia desta tomarense nascida em 1979. E que agradável revelação!

“Sentidos” é uma abordagem reflectida e cuidadosa ao fado contemporânea, conjugando as linhas tradicionais com a fusão de instrumentos menos usuais, como pode ser o acordeão ou o violoncelo, sem qualquer tipo de pudor ou receio a desvirtuar a sua essência.

Este não é somente um disco de fados, mas fundamentalmente de sentidos e emoções, onde a voz doce de Ana Laíns é a principal protagonista, sabendo jogar com diversas dinâmicas e estéticas de interpretação, que não se confinam ao trinar do fado. Por este motivo, não é descontextualizada a inclusão do tema popular “Pêra madura”, cujo arranjo vocal recorda a tradição musical além do Tejo.

Se a escolha musical é de louvar, sob a direcção de Diogo Clemente, não menos desmerecedora é a selecção literária, elaborada pela própria Ana Laíns, o que revela, por si só, a sensibilidade e o critério de qualidade inerentes à fadista. Neste seguimento, encontramos poemas de António Ramos Rosa, Lídia Oliveira e Florbela Espanca, entre outros, cuja musicalidade foi perfeitamente enquadrada e bem conseguida.

Não há dúvidas: esta jovem fadista tem potencial para se destacar nas novas gerações do fado, onde a originalidade e a personalidade começam a ser cada vez menos únicas.

© Sara Louraço Vidal, 2007


pouco tempo
ana laíns
difference music, 2006

Sem comentários: