1 de novembro de 2007

DVD "A Voz dum Povo" de Belaurora

Não nos é indiferente a beleza dos Açores. Não pode ser, nunca. A beleza da natureza, das pessoas, da cultura, de tudo. A cada regresso às ilhas do açor, cresce uma vontade em aprofundar o conhecimento sobre aquela forma de ser, aquelas gentes, aquele sentir. Foi assim, mais uma vez, que entre um suculento bife em S. Miguel e o famoso gin tónico do Café Sport, no Faial, se adensou esta vontade em voltar a trazer os Açores para o topo deste espaço. Na bagagem, veio também o recente DVD do grupo Belaurora.

"Oriundo da ilha de São Miguel, o Grupo de Cantares Belaurora, constituído totalmente por amadores, dedica um pouco do seu tempo livre à recolha, pesquisa, estudo, preparação e divulgação da Música Tradicional, propondo, com o seu trabalho, uma pequena viagem pelas nove ilhas dos Açores." (1)

Não é uma pequena viagem...nascido em 1985, Ano Internacional da Juventude, na freguesia de Capelas, Ponta Delgada, S. Miguel, o Grupo de Cantares Belaurora mantém-se ainda hoje, como um dos expoentes máximos da divulgação da arte e cultura açorianas; da sua música.
Neste DVD, o grupo dirigido por Carlos Sousa (direcção musical), percorre com mestria a música das 9 ilhas dos Açores, oferecendo-nos um plano completo de toda a musicalidade - e vida - que irradia deste arquipélago. Depois, e mais do que um mero DVD musical, "A Voz de Um Povo" é um extraordinário cartão de visita das ilhas, na forma como interpõe as actuações do grupo - ao ar livre, sem público e com um fundo natural - com belíssimas imagens da ilha cantada; imagine-se uma banda sonora para a beleza de cada ilha. É esta a voz deste povo.
Porque a tradição existe, está viva e é preciso mantê-la!

"A Voz dum Povo" - Belaurora (Emiliano Toste, Açor, 2006)

Menu:
a. Filme/Capítulos
01 Marciana (S. Maria)
02 Lundum (S. Miguel)
03 Sapateia (Terceira)
04 Rema (Graciosa)
05 Caracol (S. Jorge)
06 Saudade (S. Jorge)
07 Majaricão (Pico)
08 Chamarrita do Caracol (Faial)
09 Rema (Flores)
10 Chamarrita Nova (Corvo)
11 Nova Chamarrita (G. Bernardo)
12 Roda do Leme (José F. Costa/C.Sousa)

1 comentário:

gaalmeida disse...

Belo DVD que também possuo. Como amigo do Carlos Sousa, enviei-lhe o endereço deste blogue e o que aqui foi postado. Aqui fica a resposta dele:

Amigo
Claro que fiquei todo orgulhoso pelo dizem do nosso traalho. Oxalá o entendam como de facto um grande cartaz de propaganda dos Açores. E de borla! Muitas vezes os nossos governantes preferem gastar milhões de Euros com campanhas duvidosas! Enfim.
Por aqui vamos com o Inverno à porta de casa: chuva, muita e algum friozinho, rutas de estação, rumo ao Natal que se aproxima a passos largos.
Hoje é o meu dia de anos: 60 redondinhos.
Abraço
Carlos Sousa

Em nome dos que adoram a musica açoreana como eu, obrigado pelo post.