20 de março de 2011

Jorge Fernando e os Proscritos | 22 Abr 2011 | Lisboa

Quando ouvimos falar de Jorge Fernando, imediatamente vem-nos à cabeça os tópicos habituais de "nova geração do fado" e "renovação do fado", ou não fosse ele o compositor de grandes sucessos da Ana Moura e da Mariza, nomeadamente "Os búzios" e "Chuva", entre outros. A justiça é-lhe feita e da fama não se livra, mas Jorge Fernando é Fado transversal e intemporal.
Recuando no tempo, apresenta-nos o novo espectáculo "Jorge Fernando e os Proscritos (na terra da injustiça)", que recupera uma geração de autênticas lendas fadistas, umas mais conhecidas que outras, mas todas elas com valor a (re)descobrir: Filipe Duarte, José Manuel Barreto, José Manuel Rato, António Manuel Pelarigo e Artur Batalha.
Segundo explica Jorge Fernando:
"Ainda há diamantes no activo que por motivos vários não costumam receber a atenção que merecem. O espectáculo vai mostrar algumas dessas vozes. Além dos fados, todos eles vão contar histórias verdadeiras, umas mais divertidas, outras mais sérias, mas todas reais e honestas".
O São Jorge prepara-se, então, para receber um espectáculo profundamente original de veteranos das ruas de Lisboa, que além de grandes momentos da história do fado querem contar as suas vidas, partilhar a sua memória e longa experiência, numa apresentação única. Momento singular que Lisboa não pode mesmo deixar de aplaudir!

Sem comentários: