O prémio, de periodicidade bienal, tem, sobretudo, como alvo os diferentes grupos de fado da cidade, ainda que não seja restrito a grupos, pelo que qualquer/quaisquer intérprete(s)/executante(s) da Canção Coimbrã poderá(ão) candidatar-se.
O prémio contempla o apoio financeiro à edição, promoção e comercialização do trabalho que será premiado de entre os temas inéditos apresentados a concurso, que deverão ser, no mínimo, dez temas inéditos cantados.
As candidaturas devem ser formalizadas até às 17h00 do dia 1 de Outubro de 2007. Dos trabalhos discográficos a concurso devem ser apresentados cinco exemplares, em formato CD, remetidos, por via postal, para a Casa Municipal da Cultura - Departamento de Cultura (Prémio Edmundo de Bettencourt”, à Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra ou entregues em mão, no Gabinete de Apoio ao Vereador da Cultura.
O prémio é atribuído por um júri, que deliberará até ao dia 15 de Novembro de 2007 acerca do vencedor do concurso, e é constituído pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra ou Vereador com competência delegada; por um representante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, designada pela Reitoria da Universidade de Coimbra; por uma personalidade ligada à música, designada pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra; por uma personalidade ligada à música, designada pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra; e por uma personalidade ligada à música, designada pelo Conservatório de Música de Coimbra.
O prémio será oficialmente entregue na sessão solene do dia 4 de Julho de 2008, por ocasião do Feriado Municipal, e o disco tornado público num espectáculo de apresentação a realizar durante a última quinzena de Novembro de 2008, após gravação final do trabalho vencedor.
Edmundo de Bettencourt foi um importante vulto do Fado e da Canção de Coimbra e um dos mais assíduos colaboradores, na área da Poesia, da revista Presença. Destacado poeta-cantor, responsável pelas ligações entre o movimento presencista literário e o movimento modernista da Canção de Coimbra, Bettencourt foi um dos grandes responsáveis pelo arejamento do ambiente musical coimbrão, surgindo com um novo estilo, rompendo com tabus e criando um discurso poético-musical personalizado, que se traduziu na Canção Coimbrã, quando, contra tudo e contra todos, deu uma autêntica “sapatada” no marasmo vocal e interpretativo em que se encontrava, até então, o designado Fado de Coimbra.
Primeiro de Janeiro
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