6 de julho de 2009

Finalmente "Stones world" com Ana Moura

A proposta do saxofonista convidado da banda de Mick Jagger a outros artistas, designadamente da área de "world music", é interpretarem canções da banda britânica. À fadista portuguesa coube "No expectations" e "Brown sugar", temas em que introduziu algumas estrofes em português, traduzidas por Jorge Fernando, que fez também os arranjos para fado. Além de Ries (saxofone soprano), Ana Moura é acompanhada nos dois temas por Charlie Watts (tambor), Marc Miralta (cajon e percussão), Thomas Bramerie (baixo), Jordi Bonnel (guitarra eléctrica), Chuck Leavell (piano), e ainda pelos portugueses Jorge Fernando na viola e Custódio Castelo na guitarra portuguesa.
Os dois temas foram gravados em Novembro de 2006 no estúdio MB, de Mário Barreiros, em Canelas (Vila Nova de Gaia), aproveitando a presença da banda no Porto, quando actuou no Estádio do Dragão.
Em declarações à Lusa, Ana Moura afirmou que "a gravação correu muito bem, tendo-se procurado com a guitarra portuguesa dar uma sonoridade fadista aos temas". "No caso de 'Brown sugar' é mesmo um fado corrido", sublinhou.
“Hoje, com o CD a sair, guardo ternura pelo momento da gravação. Gravámos todos juntos, na mesma sala, e foi uma emoção estar a partilhar o mesmo espaço com aqueles músicos excepcionais", disse a criadora de “Búzios”.
Além da fadista portuguesa foram também convidados, entre outros, Milton Nascimento, Minako Yoshida, os Tidawt, Bernard Fowler, Fatima El Shibi, Lisa Fischer, Marcos Herrera, Mario Montoya, e Badal Roy.
O projecto "Stones world" será apresentado, com Ana Moura, na próxima quinta-feira (dia 09) em Lisboa, no Cinema S. Jorge, onde aliás actuaram juntos o ano passado Ana Moura e Tim Ries.
fonte ~ hardmúsica

Sem comentários: