25 de fevereiro de 2011

Formação Gaita-de-Foles | Mar a Jun 2011 | Malhadas - Miranda do Douro

Malhadas (Miranda do Douro), é a próxima paragem. Começa já dia 1 de Março com a Escola de Música Tradicional, o curso de Gaita de Foles vai abrir.
Para mais informações e inscrições:
lerias.associacao@gmail.com
962256255

I Encontro de Grupos de Bombos | 8 Mai 2011 | Fornos

18 de fevereiro de 2011

Danças Ocultas: 15 anos de muito alento e vento

Falar de Danças Ocultas implica, necessariamente, realçar o "Alento" que as quatro concertinas de Águeda trouxeram à música portuguesa, pelo seu conceito instrumental e inovação musical.
Passados 15 anos sobre a edição do primeiro trabalho discográfico, chega o momento de revisitar os quatro álbuns de originais - Danças Ocultas (1996), Ar (1998), Pulsar (2004) e Tarab (2009) - reunidos agora na colectânea "Alento", editada pela iPlay.
O concerto de apresentação será no dia 4 de Março, às 21h30, no Museu do Oriente, em Lisboa.

10 de fevereiro de 2011

A música portuguesa vai gostando de si própria

Na sequência do filme "Significado - a música portuguesa se gostasse de si própria", Tiago Pereira assume o papel de revitalizador (ou será de provocador?) das novas criações de autor e de todos os géneros musicais, ao dar-lhes visibilidade no novo canal de vídeos cibernético "A música portuguesa a gostar dela própria".
A ideia subjacente é a de levar a "música para a rua, tratando-a como um palco, filmando cinco músicos diferentes por semana em espaços exteriores ou em sítios inesperados, músicos com uma componente de autor muito forte e de todos os géneros".
Recém-criado, quase a completar um mês de intensa activade, e que se pode seguir também no facebook, este canal é já uma autêntica videoteca virtual (e actual) a não perder, onde se pode ver e ouvir músicos como Dazkarieh, Couple Coffe, Márcia, Jorge Cruz, B Fachada ou Samuel Úria, entre muitos outros, transformando-se, assim, num autêntico manifesto cultural da nossa música.
Ao Tiago Pereira, o nosso reconhecimento e agradecimento.

Diogo Leal tamborileiro


Grupo Coral Feminino Rosinhas de Santa Clara do Louredo


7 de fevereiro de 2011

Né Ladeiras : Porque não me vês [Todo este céu, 1997]

Meu amor adeus
Tem cuidado
Se a dor é um espinho
Que espeta sozinho
Do outro lado
Meu bem desvairado
Tão aflito
Se a dor é um dó
Que desfaz o nó
E desata um grito
Um mau olhado
Um mal pecado
E a saudade é uma espera
É uma aflição
Se é Primavera
É um fim de Outono
Um tempo morno
É quase Verão
Em pleno Inverno
É um abandono
Porque não me vês
Maresia
Se a dor é um ciúme
Que espalha um perfume
Que me agonia
Vem me ver amor
De mansinho
Se a dor é um mar
Louco a transbordar
Noutro caminho
Quase a espraiar
Quase a afundar
E a saudade é uma espera
É uma aflição
Se é Primavera
É um fim de Outono
Um tempo morno
É quase Verão
Em pleno Inverno
É um abandono

Fausto

12º Festival Intercéltico de Sendim | 5 e 6 Ago 2011 | Sendim de Miranda do Douro

Não há só Fado em Lisboa

Com selo Antena 1, Cristina Branco dá voz a "Não há só tangos em Paris", outra das edições discográficas deste ano, com data prevista para 28 de Fevereiro.
Com novas sonoridades, mas com o Fado sempre presente, apresenta-se como um disco evocativo e inventivo ao reunir tanto músicas de Jacques Brel, Carlos Gardel e Isolina Carrillo, bem como composições originais de Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva e Pedro Moreira, que dão som às palavras de Manuela de Freitas, António Lobo Antunes, Vasco Graça Moura, Carlos Tê e Miguel Farias.
Uma viagem entre Buenos Aires, Paris e Lisboa, que vai contar com uma edição especial Cd+Dvd em Portugal.