19 de março de 2010

Encontros da Eira: 13 anos de música madeirense

Ao longo dos últimos treze anos, a associação cultural e o grupo Encontros da Eira consolidaram o seu papel incontornável na defesa e divulgação da música tradicional madeirense. Só podemos agradecer e felicitar pelo trabalho que têm desenvolvido, e esperar por mais. Muito mais!
Eis o programa de festas.

«Actividades a realizar

Para assinalar a passagem de mais este aniversário, a ACEE vai apresentar numa unidade hoteleira do Funchal na próxima Sexta Feira dia 19 a partir das 16h30, a nova imagem e renovação de conteúdos do site www.encontrosdaeira.com, que já conta com mais de 100 000
visitantes ao longo dos anos que o mesmo está online.

Esta Associação entende que este instrumento divulgativo, muito tem contribuído para a divulgação das suas actividades por esse mundo fora, daí o apostar em mais este renovação da imagem e colocação numa plataforma que permita a sua actualização em qualquer ponto do globo, pelos seus responsáveis.

Lembramos que os Encontros da Eira também estão no www.myspace.com/encontrosdaeira, com mais de 33 e 400 visitas desde 2008.

Um pouco de história

A (ACEE) tem no grupo Encontros da Eira a sua face mais visível, grupo de música tradicional que conta com centenas de concertos, várias deslocações ao estrangeiro, imensas citações na imprensa nacional e internacional (Exºs: Revista FRoots, Blitzz, El País, etc), participações
em programas de rádio e televisão.
Os Encontros da Eira apostam numa sonoridade que engloba características de músicas do mundo e da música erudita, mantendo sempre uma forte ligação com a música tradicional madeirense.
Do seu palmarés constam várias centenas de concertos realizados, alguns dos quais no Estrangeiro e outros no Continente, sendo os restantes na ilha da Madeira.

Contam ainda com várias dezenas de participações em programas de tv e de rádio (locais, regionais nacionais e internacionais).

Em Abril de 2008 participou no emblemático Festival Intercéltico (XVII edição) realizado na cidade do Porto tendo merecido aplaudidas críticas dos presentes no qual se inclui a comunicação social do Continente e da Madeira.

A Associação Cultural Encontros da Eira editou cinco CD’s, do grupo a ela afecto, todos com temas populares e/ou de tradição Madeirense: "Retalhos de Tradição", "Aquintrodia", "Instrumentais d'Outrora", “Meia Volta” e “Raízes do Povo”.

Para além das edições próprias:

-Os Encontros da Eira participaram com 2 temas no CD de Antologia de Música Tradicional da Madeira.
-A editora Vidisco, sedeada em Lisboa editou ainda o CD - “O Melhor dos Encontros da Eira a 24/03/2002.

"(…) A Música Tradicional da Madeira é representada em grande forma pelo grupo Encontros da Eira… mas não é apenas pela expressão dos números que este grupo conquistou um lugar de destaque na música de raiz tradicional portuguesa. A verdade é que os "Encontros da Eira" e a associação cultural que os envolvem, tem realizado um trabalho notável na divulgação de
repertório tradicional da Madeira(…)". In: www.at-tambur.com

Do Reportório do grupo constam mais de meia centena de temas todos de tradição oral/instrumental madeirense, sendo que quase todos estão incluídos nos Cd’s acima indicados.

Outras actividades da ACEE

Cursos a Tocar e a Cantar Instrumentos e Cantigas Tradicionais da Madeira

Como é sabido a Associação Cultural Encontros da Eira tem vindo a dar formação destinada essencialmente a crianças dos 6 aos 14 anos, tanto na sede - sala C2 – Casa do Povo da Camacha, bem como no Funchal à Rua Aspirante Mota Freitas nº 8, r/c –D, num total de mais de trinta
formandos.
Também temos pessoas de outras idades principalmente familiares dos mais jovens que depois de experimentar também ficaram, numa iniciativa InterGerações deveras salutar.

Curso de Iniciação à Guitarra Portuguesa

Em boa hora a Associação Cultural Encontros da Eira deu início à formação em Guitarra Portuguesa, instrumento de difícil execução que infelizmente na Região Autónoma da Madeira ao longo dos anos tem vindo cada vez mais a perder executantes.
Apraz-nos registar que neste momento temos 2/3 alunos do curso que já têm acompanhado o Formador que é o conhecido guitarrista César e Abrantes, em algumas pequenas festas particulares.

As inscrições mantêm-se abertas a todos os interessados.

Actividades Futuras

A ACEE prevê e no seguimento da política de apoio à cultura das Entidades Competentes da RAM, candidatar a Fundos Comunitários, um projecto a realizar a médio/curto prazo no intuito de trazer a lume muitas das “Raízes Intemporais do Arquipélago da Madeira” e do qual oportunamente daremos o respectivo realce.

O mesmo decorrerá entre os anos 2010 ou(11), 2011ou(12) e 2012 ou(13), num investimento global superior a 500 000€ apoiado pela EU a 80% e conterá muitas iniciativas a saber:
-Registo em CD’S e DVD’S, de várias recolhas e tradições da Madeira (Natal, Reis e Espírito Santo);
-Seminários e Workshops, sobe as várias temáticas das tradições musicais madeirenses;
-Formação em construção e restauro de instrumentos tradicionais da Madeira;
-Edição de três livros, dois CD’S e dois DVD’S;
-Várias Festivais de musica étnica da Macaronésia;
-Montagem e apetrechamento de uma oficina de construção e restauro de instrumentos tradicionais;
-Loja de comercialização de instrumentos e outros produtos etnográficos;
-Criação de uma plataforma tecnológica de armazenamento, gestão e difusão de informação, no que às tradições musicais da Madeira diz respeito, com a utilização integral das potencialidades da Internet.

Este projecto desenrolar-se-à (em 2010, 2011 e 2012) em dois ou três concelhos da região que oportunamente informaremos.»

Sem comentários: